MPTO promove reunião interinstitucional para fortalecer acolhimento familiar e garantir entrega legal de crianças à adoção
Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e assegurar o cumprimento das normativas sobre adoção legal, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, promoveu uma reunião interinstitucional no último dia 26 de maio. O encontro tratou da implementação e do aprimoramento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e do fluxo de atendimento para casos de entrega voluntária de crianças à adoção.
A reunião contou com a presença do promotor de Justiça Matheus Adolfo dos Santos da Silva; do juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões, Jacobine Leonardo; além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Durante o encontro, foram apresentados dois procedimentos administrativos instaurados pelo MPTO: um voltado à estruturação do serviço de acolhimento familiar nos municípios da comarca, com possibilidade de consórcio regional; e outro direcionado à fiscalização da aplicação da entrega legal e voluntária de crianças à adoção, conforme estabelece a Lei 13.509/2017 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com foco na proteção da criança e no acompanhamento psicossocial da genitora.
A equipe técnica do município apresentou um diagnóstico da situação atual, destacando os principais desafios enfrentados para a estruturação do serviço, tanto no aspecto técnico quanto financeiro. O Poder Judiciário também ressaltou a importância de alternativas ao acolhimento institucional, reforçando a necessidade de ampliar a rede de apoio à infância.
Entre os encaminhamentos definidos, estão a articulação para um estudo de viabilidade de consórcio entre os municípios da comarca, a realização de uma nova reunião técnica com a inclusão de representantes dos Conselhos Tutelares e da Defensoria Pública, além da reafirmação da importância da formação contínua das equipes que integram a rede socioassistencial e jurídica.
Texto: Redação — Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas
Seminário “Acolher Tocantins” fortalece o serviço de acolhimento familiar e reúne representantes municipais em Porto Nacional
Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca
Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos
Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção
Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi
Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância