Saber MP: PGJ relembra experiências e fala sobre o papel do Ministério Público em aula magna para estudantes de Direito
Estudantes de Direito lotaram o auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) na quinta-feira, 13, para ouvir o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, em aula magna que teve como tema “O Ministério Público e suas atribuições”.
Na exposição, Abel Andrade, que tem 25 anos de carreira ministerial, utilizou, como ponto de partida, suas experiências pessoais no Ministério Público para falar sobre o trabalho que a instituição desenvolve. Ele relembrou o período do seu ingresso no Ministério Público do Tocantins (MPTO), a época que ficou marcada pela atuação no Tribunal do Júri e seu atual momento como gestor.
A atividade fez parte do projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento”, que busca promover uma aproximação do MPTO com as universidades.
Ao relatar situações que vivenciou no Tribunal do Júri, o procurador-geral de Justiça ponderou: “Muitas pessoas têm no imaginário o Ministério Público como acusador em processos criminais, e essa é uma área de atuação importante, mas não é a única. Onde existir uma criança em situação vulnerável, um quilombola com seus direitos violados, um ato ilícito envolvendo recursos públicos, o Ministério Público estará lá, atuando para garantir o cumprimento das leis”, exemplificou.
A isso, Abel Andrade acrescentou que é “gratificante prestar um serviço de bem à sociedade”, pontuando sobre a atuação do Ministério Público em áreas, como a defesa do direito à educação, à saúde e à vida.
Novos paradigmas
O procurador-geral de Justiça também ponderou que a atuação do Ministério Público vai além do punitivismo e que há uma crescente do trabalho na área extrajudicial, voltado à orientação, à construção de acordos e à resolutividade dos conflitos sociais.
Convite
Foi mencionado aos estudantes de Direito que o MPTO está aberto a novos talentos, seja por seus programas de estágio, pelo provimento de cargos de assessor jurídico ou ainda pelos concursos públicos que a instituição vem realizando para os quadros de membro e de servidor.
Palavra do coordenador do curso
A aula magna foi aberta pelo coordenador do curso de Direito da UniCatólica, Eric José Migani. Ele mencionou o auditório repleto de estudantes e falou que momentos como este são importantes por aproximar os acadêmicos da realidade jurídica.
Para conferir o álbum de fotos do evento, clique AQUI.