calendar_month
27/12/2024

Projetos e boas práticas do MPTO ganham reconhecimento em mostras e premiações durante o ano de 2024

Projetos, boas práticas e inovações na área tecnológica são alternativas que o Ministério Público do Tocantins (MPTO) vem desenvolvendo para alcançar uma atuação mais resolutiva, mais ágil e que consiga transformar positivamente a vida dos cidadãos. Diversas destas iniciativas chamaram a atenção, conquistaram reconhecimento e receberam prêmios ao longo de 2024.


Destaque em premiações nacionais

Exemplo pela mobilização e pelos resultados alcançados, o projeto MP na Vacina conquistou o segundo lugar no Prêmio CNMP 2024, na categoria "Fiscalização das Políticas e Recursos Públicos".


Desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), o projeto MP na Vacina combinou educação, fiscalização e parcerias com empresas e com entidades de diversas áreas. Tudo em favor da elevação dos índices vacinais. Uma das suas ações de destaque foi a entrega do “Selo Município Amigo da Vacina” às cidades que alcançaram melhores resultados na imunização de crianças em 2023.


O Prêmio CNMP é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público.


Outro momento de grande representatividade para o MPTO em 2024 foi a participação do projeto Luzeiro, como finalista, na 5ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex). Realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), o Luzeiro busca promover a participação social e a efetivação dos direitos de comunidades tradicionais. Em sua primeira edição, o projeto foi voltado à comunidade quilombola Kalunga do Mimoso.


O Prêmio J.Ex busca reconhecer projetos que contribuem para a modernização e a eficiência do sistema de justiça brasileiro.


Tecnologia em evidência

Desenvolvido pelo MPTO, o sistema de gestão integrado Athenas, referência em sua área, foi apresentado em grandes eventos de tecnologia em 2024, no Brasil e no exterior.


Entre esses eventos, estão o ExpoJud USA (realizado na Flórida, nos Estados Unidos), a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público (realizada em Brasília - DF) e o 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), realizado em Palmas.


O Athenas consiste em um sistema de gestão integrado, composto de cerca de 50 módulos, que possibilitam o gerenciamento de documentos administrativos, extrajudiciais e judiciais em uma única plataforma, o que facilita e agiliza as tarefas.


Destaque também na área administrativa
O MPTO conseguiu se destacar também por suas inovações na área administrativa. Nesse sentido, o trabalho realizado pela Equipe de Planejamento das Contratações (Eplacon) foi selecionado para ser apresentado no 1º Encontro Nacional de Boas Práticas em Gestão Administrativa do Ministério Público, que aconteceu em Brasília (DF), em março, por iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 


A Eplacon foi formada para auxiliar os processos licitatórios para a aquisição e contratação de bens, obras e serviços. Seu objetivo é proporcionar ganhos, em termos de economia e eficiência, nas contratações.