Em audiência com governador, CNMP e MPTO reforçam a garantia de direitos fundamentais
A promoção dos direitos fundamentais foi pauta de audiência realizada na manhã desta terça-feira, 30, no Palácio Araguaia, entre o corregedor nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Luciano Casaroti, e o governador do estado, Wanderlei Barbosa. A reunião faz parte da agenda institucional da Correição Ordinária realizada pelo CNMP junto ao MPTO.
Durante a reunião, a educação infantil, o combate à violência doméstica, familiar e aos crimes contra crianças e adolescentes foram listados como temas sensíveis e que merecem atenção pontual. “São questões pertinentes não somente ao Tocantins, mas aos demais estados da federação. É preciso tomar medidas de repressão, prevenção e punição. Neste contexto, a atuação do Executivo e do sistema de Justiça é fundamental’, adiantou o corregedor.
Na oportunidade, o corregedor solicitou ao governador providências no sentido de fomentar políticas públicas que fortaleçam a efetiva promoção dos direitos fundamentais no estado. “O CNMP está à disposição para o que se fizer necessário”, disse.
Combate à violência
Na ocasião, Luciano Casaroti falou sobre a importância do Ministério Público ao exercer um trabalho preventivo e repressivo com foco também na rede de proteção à mulher. Ele pontuou o trabalho realizado pela instituição com a atuação do Núcleo Maria da Penha, especializado na defesa da mulher em situação de violência doméstica.
Relação institucional
O momento foi também de fortalecimento da parceria entre o Ministério Público e o Executivo em prol dos direitos da sociedade tocantinense. “A relação institucional é essencial para o bom funcionamento do Estado democrático de direito. Ela garante a legalidade, protege os direitos fundamentais e contribui para a eficiência e transparência na administração pública”, destacou Casaroti.
Ao finalizar a audiência, o governador adiantou que todos os temas discutidos “têm uma atenção especial do governo. Nós somaremos esforços e vamos intensificar campanhas educativas junto aos mais diversos públicos”.
Participaram também o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Ulisses Sampaio; a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Soares Rocha; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis Lima; o chefe de gabinete da Procuradoria-geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Abel Andrade Leal; e o assessor especial da PGJ, promotor de Justiça Celsimar Custódio.
O procurador-geral do Estado do Tocantins, Kledson de Moura Lima; o secretário-chefe da Controladoria, José Humberto Muniz; o secretário estadual de Segurança Pública, Wlademir Oliveira; a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; e o secretário executivo da Educação, Eder Martins também estiveram presentes.
Notícias Relacionadas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
MPTO nomeia mais uma promotora de Justiça aprovada no 10º concurso