Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO emite recomendação para fortalecer atendimento socioeducativo em 31 municípios do Tocantins

Atualizado em 26/06/2024 17:17


Com o compromisso de fortalecer a rede estadual de proteção à infância e juventude, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) deu um passo significativo nesta terça-feira, 24, emitindo simultaneamente recomendações para 31 municípios do estado.


Os documentos foram emitidos por meio de oito Promotorias de Justiça especializadas, visando a implementação e reestruturação da Política Municipal de Atendimento Socioeducativo em meio aberto, com foco nas medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).


As recomendações do MPTO incluem a elaboração e/ou revisão do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (PMAS), do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Interno do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PSC e LA), além da apreciação e aprovação do PMAS pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


Planejamento Estratégico


Esta ação integra o Planejamento Estratégico do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), que visa a implementação e reestruturação da Política Municipal de Atendimento Socioeducativo em todas as 36 comarcas do estado, abrangendo os 139 municípios tocantinenses.


O Planejamento Estratégico foi elaborado durante o 14º Encontro Operacional das Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação. Na ocasião, foram pactuadas seis metas prioritárias para os anos de 2024-2025, que incluem:


  • Medidas socioeducativas em meio aberto;
  • Primeira Infância;
  • Implementação da Lei 13.431/2017, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência;
  • Acolhimento familiar em Famílias Acolhedoras;
  • Indução da oferta da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
  • Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e de Direitos.


O Caopije, braço técnico do MPTO, oferece suporte especializado às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação, disponibilizando em sua página oficial (https://mpto.mp.br/caop-da-infancia-e-juventude/no) diversos kits e documentos técnicos para subsidiar a atuação ministerial.


Cidades que receberam a Recomendação

  1. Palmas
  2. Abreulândia,
  3. Divinópolis do To
  4. Marianópolis do To,
  5. Monte Santo do To,
  6. Paraíso do Tocantins,
  7. Pugmil
  8. Porto Nacional
  9. Oliveira de Fátima
  10. Brejinho de Nazaré
  11. Silvanópolis
  12. Santa Rita do To
  13. Araguatins,
  14. Buriti do To,
  15. São Bento do To
  16. Cariri

  1. Crixás
  2. Dueré
  3. Figueirópolis
  4. Aliança
  5. Gurupi
  6. Riachinho
  7. Ananás
  8. Angigo
  9. Cachoeirinha
  10. Araguacema
  11. Caseara
  12. Dianópolis
  13. Rio da Conceição
  14. Taipas do Tocantins
  15. Novo Jardim