MPTO defende no STJ manutenção de súmula que trata da pena mínima
O Ministério Público do Tocantins (MPTO, por meio da 7ª Procuradoria de Justiça, apresentou parecer no Superior Tribunal de Justiça (STJ), defendendo a manutenção da Súmula 231, de caráter vinculante, a qual define que circunstâncias atenuantes não podem reduzir a pena-base abaixo do mínimo legal.
No parecer, protocolado no último dia 13, a 7ª Procuradoria de Justiça, que tem como titular a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, sustenta que, em caso de atenuantes, a pena só deve ser diminuída até alcançar o mínimo estabelecido. Com isso, ficaria preservada a intenção do legislador e resguardada a separação dos Poderes.
A possível revisão da Súmula 231 será julgada pela Terceira Seção do STJ, em sessão que arbitrará sobre três recursos especiais: REsps 2.057.181, 1.869.764 e 2.052.085, sendo este último originário do Estado do Tocantins, por meio da 7ª Procuradoria de Justiça. Os demais recursos são do Mato Grosso do Sul e Sergipe.
O tema ainda aguarda a inclusão em pauta de julgamento. No dia 17 de maio do ano passado, o assunto foi discutido em audiência pública do STJ, com o objetivo de subsidiar o órgão julgador na apreciação do tema.
Segundo foi noticiado, o ministro Rogerio Schietti Cruz, relator dos recursos, avaliou que o assunto já foi amplamente debatido na corte e consolidou-se o entendimento de que a pena não pode ser ainda mais abrandada, na segunda fase da dosimetria, se já estiver no seu mínimo legal.
Notícias Relacionadas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Corregedor-geral do MPTO será empossado nesta sexta para novo mandato