Projeto que visa a reinserção social dos apenados de Cariri é apresentado na Câmara de Gurupi
A promotora de Justiça Luma Gomides de Souza participou de sessão na Câmara Municipal de Gurupi, na quinta-feira, 7, para apresentar aos vereadores um projeto de remição de pena que é desenvolvido na Unidade de Tratamento Penal de Cariri.
Com a iniciativa, os detentos participam da produção de artefatos diversos de cimento, como forma de incentivo ao bom comportamento, de profissionalização e tem facilitada sua futura reinserção social.
O projeto “Fábrica de artefatos cimentícios” foi iniciado graças a equipamentos adquiridos com verba oriunda do pagamento de penas alternativas. Na unidade, são produzidos vasos, bancos de praças, floreiras, bloquetes, dentre outros.
Titular da 3ª promotoria de Justiça de Gurupi, que possui atuação na área criminal acompanhando a execução das penas, Luma Gomides vem apresentando o projeto a autoridades em reuniões, abordando o benefício social e explicando que o material é produzido a baixo custo e pode vir a ser utilizado pelos municípios, conforme suas necessidades. A intenção é que as gestões contribuam fornecendo os insumos necessários para o funcionamento da fábrica.
Anteriormente, ela participou de reunião com representantes dos municípios de Crixás, Cariri e Dueré, para apresentar o projeto.