Saúde
calendar_month
08/08/2023

Ampliação de projeto de combate à pobreza menstrual é discutido entre Ministério Público e Consórcio de Energia

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), Araína Césarea D´Alessandro participou na sexta-feira,04, de reunião virtual com representantes do Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica Estreito (Ceste) para tratar sobre a ampliação de projeto de combate à pobreza menstrual em municípios do extremo norte do Tocantins. 


O projeto “MenstruAção, vamos falar sobre ela”, atualmente desenvolvido pelo Ceste, atende mulheres na faixa etária de 09 a 19 anos, que vivem em condições de pobreza e vulnerabilidade social nos municípios de Aguiarnópolis-TO e Estreito-MA.


Segundo a promotora de Justiça, a ação é em prol de objetivos de desenvolvimento sustentável, como a saúde da mulher e o meio ambiente e salientou a importância do projeto para a equidade de gênero no mercado de trabalho e o impacto na educação, visto que pobreza menstrual, em algumas vezes, leva à falta na escola. 


“O Ceste é um antigo parceiro do Ministério Público no projeto de UTI pediátrica, e eles nos procuraram, desta vez, para apresentar uma nova iniciativa, o projeto sobre pobreza menstrual”, esclarece a promotora de Justiça, Araína Cesárea.


No encontro, ficou acordado que a equipe do CaoSaúde participará da próxima reunião com o promotor de Justiça responsável pela Promotoria que atende os municípios impactados pela usina e que viabilizará reuniões com outros parceiros do terceiro setor, para planejar ou discutir eventual ampliação do projeto para outros municípios tocantinenses.


Projeto


O projeto “MenstruAção, vamos falar sobre ela” tem como intuito principal combater a pobreza menstrual por meio da quebra de tabus, por meio do repasse de informações sobre a menstruação. Oferece educação menstrual, doação e orientação sobre o uso de absorventes reutilizáveis, além de orientações sobre a prática de exercícios físicos durante o ciclo menstrual. (Erlene Miranda/MPTO)


Notícias Relacionadas