Presença de fumaça na UTI Pediátrica do HGP leva o Ministério Público a requerer medidas para a preservação da saúde e segurança das crianças
Ao ser informado sobre uma a ocorrência de fumaça na UTI Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), causada supostamente por problemas no sistema de ar-condicionado, na tarde desta quarta-feira, 14, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) acionou o Poder Judiciário requerendo que o Estado seja intimado de forma imediata. O objetivo é garantir as medidas necessárias para a manutenção dos cuidados de saúde e para a garantia da segurança das crianças internadas.
Foi requerida a transferência, de forma imediata e segura, de todas as crianças para leitos adequados, conforme a necessidade de cada uma delas. Nesse sentido, o Estado deverá apresentar relatório, em até 24 horas, informando sobre a ocorrência e sobre as providências adotadas. As famílias dos pacientes também devem ser comunicadas adequadamente acerca do fato.
Outra medida indicada pelo Ministério Público é a intimação do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e da Vigilância Sanitária Municipal, para que realizem inspeção e verifiquem as condições do local, em todos os seus aspectos.
Também foi solicitada a intimação do Corpo de Bombeiros, para que emita relatório circunstanciado das causas e dos responsáveis pelo ocorrido.
As providências foram requeridas pela promotora de Justiça Araína Cesárea, que atua na área da defesa da saúde em Palmas.
Notícias Relacionadas
MPF e MPTO expedem recomendação sobre as regras e proibições relativas à participação de militares na campanha eleitoral
Justiça atende MPTO e determina inspeções para apurar supostas irregularidades nos serviços de oncologia do HGP
MPTO requer plano emergencial para atender pacientes que aguardam cirurgia neurológica no HGP
Fiscalização do MPTO no HGP encontra irregularidades no setor de oncologia e na UTI Pediátrica
Ministério Público obtém decisão judicial que obriga Estado a regularizar plantões nas UTIs do HGP e Dona Regina
Ministério Público aciona Justiça por falta de médicos e outros profissionais nas UTIs adulta e pediátrica do HGP