Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Projetos do MPTO são destaque em Congresso de Inovação e Tecnologia, que reúne integrantes de MPs de todo o Brasil

Atualizado em 02/06/2023 14:25

Dois projetos desenvolvidos no Ministério Público do Tocantins (MPTO) foram apresentados nesta quinta-feira, 1, no Congresso de Inovação e Tecnologia, que está sendo realizado em Florianópolis (SC) e reúne representantes de MPs de todo o país.


O evento, que segue até esta sexta-feira, 2, é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).


Em Santa Catarina, o MPTO apresentou o aplicativo para dispositivos móveis "MPTO Cidadão" e o módulo do eSocial incorporado ao Athenas (sistema central de administração da instituição).



'Radar ambiental'


O chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI), Ernandes Rodrigues da Silva, apresentou uma novidade que será incorporada ao aplicativo: o "Radar Ambiental", que vai mostrar estatísticas referentes a queimadas e desmatamentos no Estado, além de revelar, em um mapa, os locais em que ocorrem.


O aplicativo, implantado em agosto do ano passado, permite o acesso do público a serviços do Ministério Público a partir de celulares e tablets, 24 horas por dia.



eSocial


O servidor Rayson Romulo apresentou aos presentes como o MPTO se tornou referência na adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).


A instituição deu, inclusive, várias consultorias a outros órgãos do Estado a respeito da migração do sistema. O eSocial é uma ferramenta de registro, elaborada pela União, que facilita a administração de informações relativas aos trabalhadores.



MPTO referência


Também estão no Congresso o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior; e a chefe de cartório do MPTO, Natália Fernandes Machado Nascimento.


“A apresentação desses dois projetos evidencia a excelente capacidade de desenvolvimento do Ministério Público do Tocantins na área de tecnologia e inovação, e coloca a instituição em destaque no cenário nacional para contribuir com o desenvolvimento do Ministério Público brasileiro”, afirmou Abel Andrade.



Programação


Na programação, em Santa Catarina, estão sendo realizadas palestras com nomes reconhecidos nacionalmente, como a consultora nas áreas de inovação e marketing digital Martha Gabriel, o consultor em marketing pessoal, criatividade, liderança e tendências Murilo Gun e o especialista em ciência, tecnologia e inovação Leandro Mattos. (Texto: João Pedrini/MPTO)