MPTO articula local para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco em municípios da comarca de Porto Nacional
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou reunião nesta quinta-feira, 23, entre os municípios da comarca de Porto Nacional e a Instituição de Acolhimento Lar Batista, com a finalidade de assegurar o direito de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social.
A reunião foi promovida pelo promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, que atua na área da infância, juventude e educação, e teve o intuito de intermediar a assinatura de acordo a ser firmado entre o Lar Batista e os municípios Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins e Silvanópolis.
Atualmente, somente o município de Porto Nacional conta com o serviço de acolhimento, sendo oferecido pela instituição municipal Tia Messias e pela instituição filantrópica Lar Batista.
Família Acolhedora
Durante a reunião, também foi abordada a necessidade de os municípios implantarem a Política de Família Acolhedora, instituto responsável por cadastrar famílias voluntárias que recebem, temporariamente, crianças que estão em situação de risco e vulnerabilidade, até que elas possam ser reinseridas em suas famílias biológicas.
Para efetivação do acordo, o promotor de Justiça estabeleceu prazo de 10 dias para que os municípios realizem a adaptação do instrumento jurídico para posterior assinatura. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas

MPTO apura situação de ruas afetadas pelas chuvas em Porto Nacional

Em Porto Nacional, uso irregular de vagas de estacionamento em via pública é alvo de procedimento do MPTO

Problemas sociais de falta de transporte público são destacados em audiência realizada pelo MPTO em Porto Nacional

Ausência de transporte coletivo em Porto Nacional será discutida em Audiência Pública na próxima segunda

MPTO publica normativa sobre audiência pública que debaterá implantação do transporte coletivo em Porto Nacional

MPTO promove audiência pública para discutir viabilidade de implantação de sistema de transporte público em Porto Nacional