MPTO visita Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal
Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Polícia Penal do Estado do Tocantins no treinamento de cães que atuam em operações de segurança dentro e fora dos estabelecimentos penais, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) visitou nesta quinta-feira, 11, o Núcleo de Operações com Cães (NOC), localizado na Unidade Penal de Palmas.
A visitação foi realizada pela promotora de Justiça Maria Natal de Carvalho Wanderley, titular da 13ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua na prevenção e repressão ao tráfico de drogas, e teve a finalidade de conhecer o trabalho de treinamento de cães que são empregados na localização de drogas, armas e celulares nas unidades penais do Estado.
Segundo a promotora de Justiça, o trabalho realizado pelo NOC contribui para a segurança pública, na medida em que o faro dos cães permite a localização de ilícitos que passariam despercebidos ao ser humano.
Ainda durante a visita, a promotora Maria Natal reuniu elementos para subsidiar o parecer do Ministério Público para liberação de alguns entorpecentes para serem utilizados no treinamento dos animais, solicitado pelo NOC por meio de um pedido judicial.