Semana da Saude é aberta com experiência prática de Constelação Familiar
Daianne Fernandes
A abertura da 8ª Semana da Saúde reuniu membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE) para falar de Constelação Familiar. Um método psicoterapêutico que nasceu na Alemanha e que possibilita a exteriorização de conflitos, e com uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como a melhoria das relações familiares, melhoria das relações interpessoais, dentre outros.
A técnica foi exposta aos participantes pelo psicoterapeuta Nereu Gomes Leda durante a palestra “A constelação familiar e seu olhar na depressão e ansiedade”, tendo sido realizada também realizou uma prática com os participantes.
Segundo o palestrante, a técnica possibilita que a pessoa passe por um processo de autorresponsabilização, saindo do lugar de vítima ou de juiz. É ai que a cura de muitos problemas começam.
De acordo com a técnica, que vem sendo utilizada inclusive pela Justiça brasileira em conciliações, o que nos adoece é não deixar o amor fluir, aqui interpretado como uma energia que traz o movimento de harmonia, de vitalidade e de levar para frente.
Tarde
A programação deste primeiro dia de Semana da Saúde ainda trouxe para os integrantes do MPE um workshop sobre emagrecimento, com a nutricionista Ariana Nascimento, e a oficina de crochê “Um Polvo de Amor – o poder da doação e a saúde do servidor”.
A oficina de crochê faz parte do Projeto “Um Polvo por Amor”, que vai doar os brinquedos de crochê produzidos por servidores e familiares a Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais no Tocantins. O Setor de Saúde está arrecadando material para a produção.
Programação
A Programaçaõ da Semana segue até sexta-feira, 29, com palestras, oficinas e workshops voltados aos integrantes do MPE.
Nesta terça-feira, 26, e na sexta-feira, 29, também serão ministradas duas palestras abertas à população. Membros e servidores podem convidar amigos e familiares para participarem da palestra “Saúde das Relações”, com Rudiney Moreira, e “Ser Melhor, o desafio de cada dia”, com Omar Henneman.
O evento tem o apoio da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), da Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público (Asamp) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf).