Presidente do TCE ressalta parceria com MPE
Denise Soares
O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, e o Subprocurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, participaram na tarde desta quarta-feira, 28, da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro Manoel Pires dos Santos.
Foram empossados também o vice-presidente, Severiano Costandrade, e o Corregedor-Geral, André Luiz de Matos Gonçalves. Manoel Pires dos Santos assume para o biênio 2015/2016, sucedendo o Conselheiro José Wagner Praxedes.
O novo presidente falou sobre a árdua tarefa de zelar pela eficiência na aplicação dos recursos públicos e a importância da união dos órgãos de controle, em especial o Ministério Público Estadual. "Deixo aqui meu apelo ao Procurador-Geral de Justiça e às demais instituições de controle, das quais esperamos a efetiva colaboração no sentido de uma sólida parceria para a construção de uma gestão pública responsável e transparente. Não mediremos esforços para também fazer com que os nossos jurisdicionados possam abraçar a causa".
Em contrapartida, o PGJ deu garantias de que os trabalhos terão continuidade, cumprindo assim com a missão primordial da instituição: "O MPE sempre esteve do lado do TCE na fiscalização das contas públicas, dos gestores e na aplicação dos recursos. Nós prosseguiremos com o mesmo trabalho. O Estado só vai ser engrandecido com uma fiscalização que traga uma certa tranquilidade para os gestores e para a população", declarou Clenan Renaut.
Prestigiaram a posse o governador Marcelo Miranda e a vice-governadora Cláudia Lelis; a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, o Defensor Público Geral, Marlon Costa Amorim, o Presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão, além dos conselheiros que compõem a corte da casa, servidores, autoridades políticas e operadores do direito.
Perfil
Manoel Pires dos Santos tem 59 anos de idade e é natural de Miracema do Tocantins. É formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Já ocupou vários cargos na administração estadual, entre eles a Presidência da Junta Comercial do Tocantins - Jucetins, a Advocacia-Geral do Estado, a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria Executiva do Governo. Tomou posse no TCE/TO em 30 de dezembro de 2002, onde já atuou como presidente, vice-presidente e corregedor.