Agentes do sistema de segurança e da Justiça participam do último módulo de capacitação
João Lino Cavalcante
Profissionais de diversos estados brasileiros estiveram em Palmas, nos últimos quatro meses, orientando e trocando experiências no Curso de Capacitação em Persecução Penal do Crime de Homicídio. Nesta sexta-feira, 06, o quarto e último módulo foi concluído com palestras do Promotor de Justiça do Distrito Federal Jeferson Lima Lopes e do Defensor Público do Estado da Bahia Maurício Saporito.
A iniciativa para o implemento do curso em todo o Brasil foi da coordenação do Grupo de Persecução Penal do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). No Tocantins, a elaboração das atividades ficou por conta do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), que viabilizou a formação, em tempo real, a profissionais inscritos nas 41 comarcas do interior.
O objetivo do curso foi atender à Meta 6 da Enasp, ou seja, capacitar, de forma conjunta, os agentes do sistema de segurança e Justiça na persecução penal do crime de homicídio. "Para o eficaz trabalho de desvendamento do crime de homicídio e, consequentemente, da apresentação da resposta à sociedade, é necessário o investimento na capacitação conjunta de todos os agentes que pertencem ao sistema de Justiça e segurança pública", disse a Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira.
Participaram do curso promotores de justiça, juízes de Direito, defensores públicos, delegados de polícia, policiais civis, policiais militares e peritos criminais.
Saiba mais