Alunos do CEM Castro Alves participam de palestras do projeto \"Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA\"
Junia Ferreira
Um público de aproximadamente 400 alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves (CEM Castro Alves) recebeu, na manhã desta segunda, 17, a visita de servidores do Ministério Público Estadual (MPE) e da Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery.
Além de apresentarem um vídeo sobre a instituição e sobre o projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA", os visitantes abordaram temáticas como Direitos Fundamentais, especialmente o direito à saúde - área de atuação da Promotora - e as obrigações relativas a esses direitos e que conduzem ao exercício da cidadania.
Ao final da palestra, os estudantes presentes demonstraram interesse fazendo diversos questionamentos, que foram prontamente respondidos por Maria Roseli. Entre os assuntos abordados, destacam-se questões sobre a maioridade penal, sobre a ausência de leito em hospitais e a inexistência de médicos para atender em alguns postos de saúde, sobre a questão da internação compulsória para dependentes químicos, entre outras.
Os estudantes dos outros turnos da entidade estudantil também serão agraciados com o evento. Na terça, 18, no período noturno, a partir das 20h, o Promotor de Justiça Pedro Geraldo C. de Aguiar é quem vai interagir com os alunos e, na sexta, 21, a Promotora Maria Natal de Carvalho contemplará com suas explanações os alunos do período vespertino, por volta das 14h30.