Começam os trabalhos de correições nas Procuradorias de Justiça
Alayla Milhomem
Na manhã desta quinta-feira, 01, o Corregedor Geral do Ministério Público Estadual (MPE), João Rodrigues Filho, realizou a abertura das primeiras correições nas Procuradorias de Justiça, Subprocuradoria e Procuradoria Geral. A solenidade contou com a participação do Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, e demais membros do Colégio de Procuradores, além de servidores.
O Corregedor João Rodrigues declarou abertos os trabalhos de correições destacando a importância de sua realização no âmbito da Administração Superior do MPE. “É um momento de policiamento e amadurecimento para a Instituição”, ressaltou.
O Procurador Geral e Presidente do Colégio de Procuradores, Clenan Renaut, ressaltou que o MPE passou por muitas mudanças nos últimos anos, a demanda às Procuradorias aumentou significativamente. Precisamos prestar contas do que executamos em nossa rotina de trabalho, e com essa realização teremos um retrato fiel das atividades desempenhas”, disse o PGJ.
Esta é a primeira vez que as Procuradorias de Justiça passam pela fiscalização da Corregedoria. O fato foi comemorado por todos os Procuradores. A Procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães disse que o MPE amadureceu e essa oportunidade é de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos Procuradores de Justiça. Da mesma opinião é o Procurador Marco Antônio Bezerra, “essas correições vieram para desmitificar algumas questões que destoam em relação as nossas atividades”, destacou.
Para a Procuradora Angélica. Barbosa da Silva, propositora das correições nas Procuradorias, as normas devem ser submetidas a todos. “Aproveitamos o momento para organizarmos a casa e também sermos subordinados às regras”.
A 4ª Procuradoria de Justiça será uma das primeiras a serem correicionadas, conforme disposição do seu titular, o Procurador de Justiça Alcir Ranieri. “Desde o momento da aprovação do Colégio de Procuradores para que fossem realizadas as correições nas Procuradorias me preparei para recebê-las”.
“Detectar falhas e buscar novas dinâmicas”, essa é a forma com que a Procuradora Elaine Marciano observa as correições. Para ela, a iniciativa foi louvável, uma vez que a transparência é característica essencial da Instituição.
O Procurador José Demóstenes também fez uma avaliação positiva das correições. “É uma oportunidade de revermos as nossas atividades”, finalizou.
As correições nas Procuradorias de Justiça se entendem até a próxima quarta-feira, dia 07.