Atuação
ELOS DE CIDADANIA E INOVAÇÃO
ATUAÇÃO ELEITORAL - MPTO
DEFESA DA DEMOCRACIA E DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA
O Ministério Público é uma instituição consagrada pela Constituição Federal como permanente e essencial à função jurisdicional do Estado. Cabe-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Entre as várias atuações necessárias para cumprir a função ministerial, destaca-se a defesa do regime democrático, a qual demanda a manutenção da ordem jurídica. Não fosse o bastante, os interesses sociais são perseguidos principalmente pelos representantes eleitos do povo, e cada cidadão tem o direito indisponível de participar, seja como eleitor ou como candidato, de um pleito eleitoral caracterizado pela lisura e pela legitimidade. Liberdade de voto no exercício da cidadania ativa (direito ao voto) e igualdade de condições no exercício da cidadania passiva (direito de ser votado).
ATUAÇÃO EM TODO O PROCESSO ELEITORAL
Assim sendo, o Promotor Eleitoral participa de todas as fases do processo eleitoral. Não aquele que se inicia com o registro de candidaturas ou em ano eleitoral, mas o que é contínuo, marcado por fases que vão desde o alistamento eleitoral até a diplomação dos candidatos eleitos, fase em que já reaberto o cadastro eleitoral para as próximas eleições.
ATRIBUIÇÕES DO PROMOTOR ELEITORAL
O Promotor de Justiça que atua na área eleitoral trabalha para coibir e punir desvios, como fraudes de alistamento, propaganda irregular, transporte irregular de eleitores, compra de votos, abuso de poder econômico, condutas vedadas a agentes públicos, crimes eleitorais, entre outros.
Tem atuação eleitoral civil, criminal, administrativa. É autor de ações eleitorais cujas punições vão desde multa até a perda de mandato eletivo. Quando não é o autor, obrigatoriamente exerce a função de fiscal da ordem jurídica. Atende o eleitor, analisa contas de campanhas.
Com essa amplitude de afazeres, torna-se indispensável o auxílio do cidadão, que deve denunciar irregularidades, se unindo ao Ministério Público em defesa da democracia.
No Ministério Público do Tocantins, as dezenas de Promotores de Justiça que exercem a função eleitoral são auxiliados pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GT Eleitoral), vinculado à Procuradoria-Geral de Justiça.
Notícias Relacionadas
Projeto Luzeiro promove planejamento participativo com a Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso para subsidiar políticas públicas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
CNMP publica resolução para combater influência de organizações criminosas nas eleições
Laços reforçados: adolescentes e idosos se reencontram em ação do projeto Ponto a Ponto
Composição