No Mês da Mulher, o MPTO leva minicurso de defesa pessoal para integrantes mulheres em todo o estado
Celebrando o Mês da Mulher, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expande seu programa de capacitação em defesa pessoal para Procuradoras e Promotoras de Justiça e servidoras de todas as sedes de Promotorias de Justiça do estado. O minicurso, que teve sua primeira edição em Palmas em 2024, agora percorrerá as regionais do Tocantins ao longo de 2025.
A iniciativa, promovida pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, visa fortalecer a segurança e a autonomia das mulheres que atuam no MPTO, fornecendo-lhes técnicas eficazes de defesa pessoal e estratégias de prevenção para situações de risco.
O minicurso, com duração de três horas, aborda tanto aspectos teóricos quanto práticos. A parte teórica inclui temas como: prevenção da violência, identificação de perfis de agressores, medidas preventivas, aspectos psicológicos da defesa pessoal e direitos da mulher. Já a parte prática engloba técnicas de defesa contra agressões físicas, liberação de agarramentos, defesa contra ameaças com objetos e uso da voz e da linguagem corporal como ferramentas de dissuasão.
"A primeira edição do minicurso, realizada durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, foi um sucesso. Agora, com o apoio irrestrito do Procurador-Geral de Justiça do MPTO, a ação se institucionaliza para atingir todas as integrantes, em todo o estado", afirma a coordenadora do Caoccid, Promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula.
O minicurso é presencial e será realizado em sedes regionais do MPTO, com datas e locais específicos para cada regional (ver cronograma abaixo). As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade de cada local. Além das técnicas de defesa, o minicurso incentiva a prática de atividades físicas para melhorar a força, a resistência e a percepção situacional das participantes.
Cronograma do minicurso:
- 28 de março: Colinas (7ª Regional: Colinas, Arapoema, Guaraí, Pedro Afonso e Colmeia);
- 11 de abril: Gurupi (3ª Regional: Gurupi, Formoso, Peixe, Alvorada, Araguaçu e Palmeirópolis);
- 9 de maio: Paraíso (5ª Regional: Paraíso, Miracema, Miranorte, Araguacema e Cristalândia);
- 13 de junho: Porto Nacional (6ª Regional: Porto Nacional, Ponte Alta, Natividade e Novo Acordo);
- 22 de agosto: Augustinópolis/Tocantinópolis (8ª Regional: Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Xambioá e Ananás);
- 12 de setembro: Dianópolis/Taguatinga (4ª Regional: Dianópolis, Taguatinga, Paranã e Arraias);
- 10 de outubro: Araguaína (2ª Regional: Araguaína, Filadélfia, Goiatins e Wanderlândia);
- 28 de novembro: Palmas.
As integrantes interessadas devem ficar atentas aos canais de comunicação do MPTO para mais informações sobre inscrições e detalhes logísticos. As inscrições serão feitas pelo formulário: https://forms.gle/M5tx1AcxWyncbjRE8.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP