Cesaf-ESMP e IFTO alinham ações finais do projeto Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania
A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, reuniu-se com o diretor de campus de Paraíso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Fernando Morais Rodrigues, nesta quinta-feira, 1º, para definir as ações finais do projeto Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania.
O projeto, iniciado em 2023, envolve 120 estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros em Palmas e do IFTO em Paraíso do Tocantins. As atividades buscam fortalecer a consciência sobre direitos humanos e cidadania, e a divulgação das ações do MPTO nesta área, incluindo palestras, orientações e trabalho de campo, no qual os alunos identificaram problemas locais e os encaminharam ao Ministério Público do Tocantins (MPTO).
Na fase final, será realizado um concurso de redação com o tema Cidadania e Direitos Humanos e uma gincana para arrecadar produtos de higiene e limpeza, que serão doados a instituições filantrópicas.
Premiação
A premiação do concurso inclui viagem cultural ao Jalapão para os três primeiros colocados, além de placas e certificados. As três equipes com os melhores Relatórios Práticos de Cidadania ganharão notebooks, smartphones ou tablets; e a equipe vencedora viajará ao Jalapão. A escola que vencer a gincana receberá um notebook para sua biblioteca.
A data da cerimônia de encerramento, com apresentação dos resultados e entrega da premiação, ainda será definida. "O projeto Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania demonstra o compromisso em fortalecer a cidadania e aproximar o Ministério Público da sociedade", enfatiza a diretora-geral do Cesaf-ESMP.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)
Matérias relacionadas
MPTO vistoria Unidade de Saúde da Família em Taquari após demandas de estudantes
Procuradora de Justiça compartilha experiências do projeto Aprendendo Direito Resgatando Cidadania com acadêmicos do curso de direito da UFT
MPTO inicia execução de projeto com estudantes da rede pública, no próximo dia 10
Projeto do MPTO proporciona a estudantes da rede pública uma jornada de aprendizado sobre cidadania
MPTO lança projeto educativo com o objetivo de fortalecer consciência sobre direitos e cidadania