Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO participa do “I Seminário de Gestão Socioambiental: Atuação em rede em prol da Gestão de Resíduos no Tocantins”

Atualizado em 14/06/2021 19:47

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Rede To Sustentável no qual o Ministério Público (MPTO) faz parte, já realizou o primeiro "Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária" no último dia, 7, e após o grande sucesso realizará entre os dias 15 e 16 de junho o “I Seminário de Gestão Socioambiental: Atuação em rede em prol da Gestão de Resíduos no Tocantins" através da Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmalt), Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges).


O seminário tem como objetivo estimular o debate acerca da produção de resíduos sólidos e o seu descarte de forma adequada no âmbito das instituições públicas e municípios do Estado do Tocantins e também trocar experiências entre os participantes. 


A programação será voltada a integrantes da Rede To Sustentável, servidores e magistrados do Poder Judiciário do Tocantins, estudantes, profissionais, integrantes brasileiros e estrangeiros do sistema de Justiça além de pessoas interessadas no evento.


O evento ocorrerá das 14 às 17h em decorrência da Pandemia de Covid-19 será realizado de forma virtual, por meio da Plataforma Virtual da Esmat, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Assim, as inscrições estão abertas e pode ser realizada até o 15 de junho clicando no link abaixo:


https://bit.ly/355Bupk.


Confira a programação:


15/06-  Palestra I “Rotas Tecnológicas para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos” ministrada pelo Paulo Celso dos Reis Gomes, doutor em Desenvolvimento Sustentável e professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB).

Palestra II “Gestão dos Resíduos Sólidos no Tocantins: Panorama e Desafios” ministrada pelo  Procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) José Maria da Silva Júnior .


16/03- Palestra I “Impactos do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico na gestão dos Resíduos Sólidos” ministrada pelo Aurélio Pessôa Picanço Mestre em Hidráulica e Saneamento e professor titular na Universidade Federal do Tocantins.

Palestra II “Panorama de Resíduos Sólidos nos municípios do Estado do Tocantins, uma avaliação técnico-financeira sob a ótica do TCE/TO”, ministrada pelo Íkaro Peres Cunha Servidor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins – Auditor de Controle Externo


As palestras terão duração de até 50 minutos e além disso, será disponibilizado certificado de oito horas para participantes com mínimo de 75% de frequência.


Rede To Sustentável 


O “I Seminário de Gestão Socioambiental: Atuação em rede em prol da Gestão de Resíduos no Tocantins” é uma realização da Rede TO Sustentável, composta pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), com a participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO. (Vanessa Costa com informações da Ascom TJTO)

Acesso Rápido