Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Aglomeração de idosos em ponto de vacinação leva Mistério Público do Tocantins a expedir recomendação ao Município de Gurupi

Atualizado em 25/03/2021 15:38

A aglomeração de idosos a pé e a enorme fila de carros no local de vacinação da Covid-19 em Gurupi, na manhã desta quinta-feira, 25, motivou o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, a expedir Recomendação Administrativa à prefeita de Gurupi e ao Secretário Municipal de Saúde para que promovam medidas a fim de organizar a imunização.


No documento, encaminhado na manhã desta quinta-feira, 25, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes orienta que os gestores verifiquem a possibilidade de implementação do sistema de agendamento de local, data e horário de vacinação, para que haja um melhor fluxo de pessoas nos locais de vacinação, como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. 


Além disso, a recomendação dispõe que sejam incluídos, na atual fase, os cuidadores de idosos acamados, com limitações graves (como Alzheimer avançado) e de idosos com mais de 74 anos, devendo ser limitada a vacinação a um cuidador por idoso, priorizando-se os assistidos de mais idades. 


Em outros pontos abordados, a recomendação provoca o Município a realizar mutirões de vacinação  nos finais de semana, com intuito de agilizar o processo de aplicação das vacinas do público-alvo, bem como a promover, com urgência, a avaliação e a identificação da estrutura existente na rede de atenção primária para vacinação, assegurando, assim, a agilidade na vacinação. 

Demais orientações


A recomendação também orienta pela ampliação dos pontos de vacinação, mantendo horários estendidos de funcionamento dos postos; realização de mapeamento da população, por área, que se enquadra nos grupos prioritários, a fim de organizar uma estratégia de busca ativa e monitoramento; adoção de medidas proativas de monitoramento da cobertura vacinação, identificando pessoas que estão com pendência de vacinais; realização de ações de vacinação extramuros das salas de vacinas, a exemplo da modalidade drive-thur e salas itinerantes; adoção de providências para viabilizar a utilização das sobras de doses de vacina em cada unidade; e por fim, a promoção de publicidade dos termos recomendados. 


Cronograma


Nesta quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, entre 8h e 17h, estão previstos para serem vacinados idosos de 75 a 79 anos, na UBS Sol Nascente. Nos mesmos dias e horários, a vacinação para idosos de 70 a 74 anos acontece na Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha. (Denise Soares)