Município de Alvorada se compromete a realizar melhorias para o funcionamento adequado da Casa de Apoio para Pessoas Idosas
O município de Alvorada assinou termo de ajustamento de conduta (TAC) comprometendo-se, perante o Ministério Público do Tocantins (MPTO), a realizar uma série de adequações na Casa de Apoio para Pessoas Idosas em Alvorada, de forma a garantir que o local esteja em conformidade com as normas que regulam esse tipo de serviço.
São previstas medidas relativas à garantia da mobilidade, da segurança, do suporte profissional adequado e também no que se refere ao funcionamento administrativo da unidade. O objetivo é assegurar dignidade, bem-estar e segurança aos idosos que vivem no local.
O acordo entre o município e o MPTO prevê a substituição de móveis e colchões, a adequação da iluminação noturna e a instalação de rampas de acesso, corrimão, piso antiderrapante, sinalização tátil e visual, alarmes sonoros e extintores de incêndio.
Também é especificada a contratação de profissionais, incluindo enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e responsável técnico com formação superior na área da saúde.
Em termos administrativos, o município se compromete a registrar a instituição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), inscrevê-la no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), obter alvará de funcionamento, obter licença do corpo de bombeiros, regularizar a situação na Vigilância Sanitária, obter o Certificado de Regularidade Trabalhista (CLT), bem como realizar estudos sociais para cada residente, abrangendo informações sobre saúde, aspectos sociais e dados pessoais.
As necessidades de adequação foram identificadas por equipe técnica do Ministério Público do Tocantins.
O documento foi assinado, no dia 1º, pelo promotor de Justiça André Felipe Santos Coelho e pela prefeita Thaynara de Melo.
Notícias Relacionadas

Em Palmas, MPTO consegue decisões judiciais para proteger pessoas idosas acolhidas em instituições de longa permanência

Justiça acolhe pedido do MPTO e determina intervenção em instituição para idoso em Palmas

Após identificar falhas graves, MPTO pede medidas para proteger idosos em instituições de longa permanência, em Palmas

Em Palmas, MPTO instaura procedimento para averiguar funcionamento do Parque da Pessoa Idosa
Apresentação

Emoção marca encerramento do projeto do MPTO que promove respeito aos idosos em Palmas