Campanha do MPTO contra a violência doméstica será exibida em salas de cinema do Tocantins durante o Agosto Lilás
Com o compromisso de ampliar o alcance das ações de conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) lançou uma campanha audiovisual que será exibida, de forma inédita, nas principais salas de cinema do estado ao longo de todo o mês de agosto. A iniciativa integra as ações do Agosto Lilás e celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
O vídeo institucional de 30 segundos será apresentado antes de todas as sessões nas redes Cinemark (Palmas), CineX (Palmas, Gurupi e Araguaína), Cinema Sesc Tocantins e Mobi Cine (Gurupi e Araguaína). A ação busca reforçar a importância do apoio às mulheres em situação de violência, incentivar denúncias e promover uma cultura de acolhimento e empatia. A mensagem central é direta: "Ninguém gosta de apanhar. Ela também não. Acolha! Denuncie!".
A exibição do material nos cinemas ocorre por meio de parceria institucional, sem qualquer investimento financeiro por parte do MPTO. A iniciativa foi idealizada pela Diretoria de Comunicação Social da instituição, que destaca a importância do engajamento de diversos setores da sociedade na difusão dessa mensagem. “Vivemos um cenário preocupante. Por isso, mais do que nunca, é preciso promover diálogo, visibilidade e informação. Levar essa mensagem para as salas de cinema é ampliar o alcance da conscientização e contribuir para que a sociedade entenda seu papel nesse enfrentamento”, afirma a diretora de Comunicação Social, Denise Soares Dias.
Os números que embasam a campanha demonstram a gravidade do problema:
• Em 2023, o sistema de saúde registrou 275.275 atendimentos por violência contra mulheres, sendo 64,3% (177.086) casos de violência doméstica;
• As formas mais comuns de agressão foram violência física (37,4%), violência múltipla (30,3%), negligência (12%) e violência psicológica (10,1%);
• Entre 2013 e 2023, 423 mulheres foram assassinadas no Tocantins, segundo o Atlas da Violência;
• Mais de 70% das vítimas de feminicídio no Brasil nunca haviam registrado ocorrência anterior, conforme dados do governo federal.
Além da exibição nas salas de cinema, a campanha também será divulgada nos canais oficiais de comunicação do MPTO, especialmente nas redes sociais, com a veiculação do vídeo e de cards informativos. A proposta é ampliar o impacto da mensagem e reforçar o compromisso institucional com a prevenção, a informação e o enfrentamento da violência contra a mulher.
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