Núcleo de Gênero do MPTO capacita servidores do Turismo sobre como agir em casos de violência contra a mulher
O Núcleo de Gênero (Nugen) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, nesta quarta-feira, 27, mais uma edição do projeto "Uma Parceria Rumo à Paz". A iniciativa, sediada na Secretaria de Turismo de Palmas, teve como foco capacitar os servidores públicos para que atuem como agentes de enfrentamento da violência doméstica e familiar.
A palestra "Atitudes que Transformam Respeito em Ação!" foi conduzida pela psicopedagoga Nugen Leila Lopes. Ela explicou que, embora órgãos, como a Secretaria de Turismo, não sejam a porta de entrada principal para denúncias, seus servidores se tornam peças-chave na política de enfrentamento.
"O objetivo da rede de atendimento é garantir acolhimento e proteção às vítimas, assegurando o acesso a todos os direitos. A Secretaria de Turismo não é uma das portas principais de entrada para acolher a mulher, como uma delegacia, mas se torna um acesso fundamental para o enfrentamento. A partir de agora, vocês são parceiros que, ao identificarem uma situação, podem fazer a interligação com os outros órgãos da rede", detalhou Leila.
Violência não é só física
Durante a capacitação, a psicopedagoga desmistificou a percepção de que a violência se resume à agressão física e reforçou que nenhuma mulher permanece em uma relação abusiva por gostar de sofrer. "É uma utopia imaginar que a violência só acontece na população mais carente. Na verdade, ela acontece em todas as classes", pontuou.
A secretária executiva da Secretaria de Turismo, Jocélia Costa, reforçou a importância da parceria. "Este evento faz parte do nosso compromisso para obter o Selo de Instituição Amiga da Mulher. É um tema que transcende o institucional e deve ser discutido em todos os espaços", disse.
O projeto
O "Uma Parceria Rumo à Paz" existe desde 2019 e, sob a coordenação da promotora de Justiça Flávia Rodrigues Cunha, o Núcleo de Gênero do MPTO reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e a promoção de uma cultura de paz, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, que trata da igualdade de gênero.
Notícias Relacionadas

Núcleo de Gênero do MPTO realiza ação educativa em escola estadual

Voltado ao enfrentamento da violência de gênero, MPTO promove palestras para jovens de Palmas

Em audiência na Aleto, MPTO defende união de esforços e cobra ações concretas no combate ao feminicídio

Combate à violência contra a mulher: MPTO participa da abertura do projeto Por Todas as Marias

Em parceria com a Unitins, MPTO lança edital para livro sobre os direitos das vítimas no Brasil

Campanha do MPTO contra a violência doméstica será exibida em salas de cinema do Tocantins durante o Agosto Lilás