Violência Doméstica
calendar_month
28/08/2025

Núcleo de Gênero do MPTO capacita servidores do Turismo sobre como agir em casos de violência contra a mulher

O Núcleo de Gênero (Nugen) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, nesta quarta-feira, 27, mais uma edição do projeto "Uma Parceria Rumo à Paz". A iniciativa, sediada na Secretaria de Turismo de Palmas, teve como foco capacitar os servidores públicos para que atuem como agentes de enfrentamento da violência doméstica e familiar.


A palestra "Atitudes que Transformam Respeito em Ação!" foi conduzida pela psicopedagoga Nugen Leila Lopes. Ela explicou que, embora órgãos, como a Secretaria de Turismo, não sejam a porta de entrada principal para denúncias, seus servidores se tornam peças-chave na política de enfrentamento. 


"O objetivo da rede de atendimento é garantir acolhimento e proteção às vítimas, assegurando o acesso a todos os direitos. A Secretaria de Turismo não é uma das portas principais de entrada para acolher a mulher, como uma delegacia, mas se torna um acesso fundamental para o enfrentamento. A partir de agora, vocês são parceiros que, ao identificarem uma situação, podem fazer a interligação com os outros órgãos da rede", detalhou Leila.


Violência não é só física

Durante a capacitação, a psicopedagoga  desmistificou a percepção de que a violência se resume à agressão física e reforçou que nenhuma mulher permanece em uma relação abusiva por gostar de sofrer. "É uma utopia imaginar que a violência só acontece na população mais carente. Na verdade, ela acontece em todas as classes", pontuou.


A secretária executiva da Secretaria de Turismo, Jocélia Costa, reforçou a importância da parceria. "Este evento faz parte do nosso compromisso para obter o Selo de Instituição Amiga da Mulher. É um tema que transcende o institucional e deve ser discutido em todos os espaços", disse.


O projeto

O "Uma Parceria Rumo à Paz" existe desde 2019 e, sob a coordenação da promotora de Justiça Flávia Rodrigues Cunha, o Núcleo de Gênero do MPTO reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e a promoção de uma cultura de paz, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, que trata da igualdade de gênero.


Notícias Relacionadas