Violência Doméstica
calendar_month
27/08/2025

Núcleo de Gênero do MPTO realiza ação educativa em escola estadual

Por meio do projeto Anjos da Guarda, estudantes da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro, localizada no Setor Santa Fé, participaram de uma roda de conversa com foco em temas cruciais, como a Lei Maria da Penha e os tipos de violência contra a mulher. Desde sua criação, em 2019, o programa já passou por mais de 100 escolas de todo o estado.


A ação foi conduzida por profissionais do recém-criado Núcleo de Gênero do Ministério Público do Tocantins (Nugen/MPTO), coordenado pela promotora de Justiça Flávia Rodrigues Cunha, e faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, voltada para o enfrentamento da violência contra a mulher. 


Durante o debate, que foi guiado pela psicopedagoga Leila Lopes, os estudantes puderam compreender que comportamentos aparentemente normais, como atitudes controladoras, podem configurar violência e devem ser reconhecidos como tal. “Falar sobre isso aqui, na escola, acho que é fundamental para quebrar esse ciclo”, destacou um aluno.


Também foram apresentados aos participantes os canais de denúncias e os encaminhamentos em casos de violência. Para outra aluna, a ação é importante para encorajar mulheres que têm medo de julgamentos. “Mesmo sendo um tema que a gente já conhece, é importante reforçar. Principalmente a importância da denúncia, porque muitas mulheres ainda têm medo de julgamentos”.


Para o diretor do colégio, Revson Tolentino, a ação é fundamental para promover o respeito e igualdade: “A oportunidade de dialogar e debater, especialmente no Agosto Lilás, é fundamental para promover a conscientização e fomentar uma cultura de respeito e igualdade. Nesse sentido, inclusive, gostaríamos de parabenizar e agradecer pela atuação do MPTO nas unidades escolares”.


Notícias Relacionadas