MPTO capacita Patrulha Mulher Segura de Palmas sobre combate à violência de gênero
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Núcleo de Gênero (Nugen), realizou, nesta terça-feira, 16, uma palestra para os 13 guardas metropolitanos que participam da Qualificação Inicial da Patrulha Mulher Segura, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).
Durante a apresentação, a servidora do Nugen Leila Lopes explicou sobre as atribuições do Núcleo, como o acolhimento humanizado, integração com a rede de apoio e projetos realizados pelo MPTO voltados ao combate à violência doméstica. Entre eles, destacou-se o Anjos da Guarda, programa voltado à comunidade escolar, que busca prevenir situações de violência entre crianças e adolescentes.
A ação articulada entre o MPTO e a GMP para o combate à violência doméstica também foi destacada pela servidora: “Trabalhando de forma integrada, a gente consegue garantir que as medidas protetivas sejam efetivas, acompanhar de perto as mulheres em situação de risco e oferecer as devidas orientações e encaminhamentos para a rede de proteção”, destacou Leila.
Para a inspetora da GMP Letícia Walker Bordin, a capacitação oferecida pelo MPTO é fundamental: “A parceria com o MPTO é fundamental, pois o órgão, além de fiscalizador, também possui competência para orientação. Sem a conexão com a rede de apoio e sem o entendimento sobre como ela funciona, não é possível atender, de forma adequada, a mulher ou menina que se encontra nessa situação. São múltiplos aspectos e necessidades, e diversos serviços precisam ser acionados para um atendimento efetivo”, pontuou.
A formação, que segue até 18 de setembro na Casa da Mulher Brasileira, aborda temas essenciais para a atuação da patrulha, como aspectos legais da violência doméstica, acolhimento humanizado, saúde mental e produção de dados.
Notícias Relacionadas

Buscando a proteção da mulher, Ministério Público do Tocantins recomenda uso de Auto de Constatação Provisória de Lesões em casos de violência doméstica

Núcleo de Gênero do MPTO capacita servidores do Turismo sobre como agir em casos de violência contra a mulher

Núcleo de Gênero do MPTO realiza ação educativa em escola estadual

Voltado ao enfrentamento da violência de gênero, MPTO promove palestras para jovens de Palmas

Em audiência na Aleto, MPTO defende união de esforços e cobra ações concretas no combate ao feminicídio

Combate à violência contra a mulher: MPTO participa da abertura do projeto Por Todas as Marias