Violência Doméstica
calendar_month
18/09/2025

MPTO capacita Patrulha Mulher Segura de Palmas sobre combate à violência de gênero

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Núcleo de Gênero (Nugen), realizou, nesta terça-feira, 16, uma palestra para os 13 guardas metropolitanos que participam da Qualificação Inicial da Patrulha Mulher Segura, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).


Durante a apresentação, a servidora do Nugen Leila Lopes explicou sobre as atribuições do Núcleo, como o acolhimento humanizado, integração com a rede de apoio e projetos realizados pelo MPTO voltados ao combate à violência doméstica. Entre eles, destacou-se o Anjos da Guarda, programa voltado à comunidade escolar, que busca prevenir situações de violência entre crianças e adolescentes.


A ação articulada entre o MPTO e a GMP para o combate à violência doméstica também foi destacada pela servidora: “Trabalhando de forma integrada, a gente consegue garantir que as medidas protetivas sejam efetivas, acompanhar de perto as mulheres em situação de risco e oferecer as devidas orientações e encaminhamentos para a rede de proteção”, destacou Leila.


Para a inspetora da GMP Letícia Walker Bordin, a capacitação oferecida pelo MPTO é fundamental: “A parceria com o MPTO é fundamental, pois o órgão, além de fiscalizador, também possui competência para orientação. Sem a conexão com a rede de apoio e sem o entendimento sobre como ela funciona, não é possível atender, de forma adequada, a mulher ou menina que se encontra nessa situação. São múltiplos aspectos e necessidades, e diversos serviços precisam ser acionados para um atendimento efetivo”, pontuou.


A formação, que segue até 18 de setembro na Casa da Mulher Brasileira, aborda temas essenciais para a atuação da patrulha, como aspectos legais da violência doméstica, acolhimento humanizado, saúde mental e produção de dados.


Notícias Relacionadas