Com foco no combate à violência doméstica, Ministério Público e Polícia Civil de Araguaína fortalecem parceria
Buscando estreitar ainda mais a colaboração entre as instituições e aprimorar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no município de Araguaína e região, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), representado pelo promotor de Justiça Matheus Eurico, em exercício na 11ª Promotoria de Justiça de Araguaína, realizou, nesta segunda, 16, visita institucional à 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade.
Durante o encontro, foram discutidos pontos importantes para a agilização e eficácia do trabalho. Um dos principais focos foi a análise de inquéritos policiais mais antigos, buscando acelerar o andamento dos procedimentos e garantir uma resposta mais rápida às vítimas. Também foram abordadas as medidas de atendimento às vítimas, incluindo a forma de recebimento e juntada de provas por elas fornecidas, visando um acolhimento mais humanizado e eficiente.
"Essa visita reforça a parceria já existente entre o Ministério Público e a DEAM de Araguaína. Nosso objetivo é, por meio do diálogo constante e da troca de experiências, aprimorar cada vez mais a atuação conjunta no combate à violência doméstica, garantindo um atendimento mais ágil, eficaz e humanizado às mulheres vítimas de agressão”, destacou o promotor de Justiça.
Ele reforçou que o encontro demonstra o compromisso de ambas as instituições em trabalhar de forma integrada para enfrentar a violência contra a mulher, buscando aprimorar os mecanismos de investigação, proteção e punição, e, consequentemente, oferecer maior segurança e amparo às vítimas.
Auto de constatação e fluxo de atendimento
Outro tema relevante tratado foi a possibilidade de implantação do “Auto de constatação provisória de lesões corporais” em crimes cometidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa medida visa otimizar a documentação inicial das lesões, facilitando o trabalho pericial e a instrução dos processos.
A reunião também debateu o fluxo de atendimento na rede hospitalar para casos de violência doméstica, buscando alinhar os procedimentos e garantir que as vítimas recebam o suporte médico e legal necessário de forma integrada. Questões relativas às ocorrências militares envolvendo violência doméstica também foram debatidas.
Notícias Relacionadas
NÚCLEO DE GÊNERO – NUGEN

MPTO capacita Patrulha Mulher Segura de Palmas sobre combate à violência de gênero

Buscando a proteção da mulher, Ministério Público do Tocantins recomenda uso de Auto de Constatação Provisória de Lesões em casos de violência doméstica

Núcleo de Gênero do MPTO capacita servidores do Turismo sobre como agir em casos de violência contra a mulher

Núcleo de Gênero do MPTO realiza ação educativa em escola estadual

Voltado ao enfrentamento da violência de gênero, MPTO promove palestras para jovens de Palmas