Direitos Humanos
calendar_month
07/05/2024

Projeto Uma parceria Rumo à Paz do MPTO promove ação com moradoras idosas do Taquari, em Palmas

O Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, na sexta-feira, dia 3, uma roda de conversa com a comunidade do setor Taquari, a fim de discutir a questão da violência doméstica. A atividade faz parte do projeto "Uma parceria Rumo à Paz", que visa ampliar as ações de prevenção da violência doméstica.


Durante a roda de conversa voltada para pessoas idosas, foram abordados diversos temas, incluindo a história de Maria da Penha, uma mulher que se tornou símbolo na luta contra a violência doméstica. Além disso, foram compartilhados conceitos sobre violência doméstica, com destaque para a violência patrimonial contra idosos.


Os participantes também receberam orientações sobre a legislação vigente e os serviços oferecidos pelos órgãos que compõem a rede de proteção em defesa das vítimas em Palmas. Algumas mulheres presentes tiveram a oportunidade de compartilhar suas próprias experiências e relatar como conseguiram se libertar de relacionamentos abusivos. 


A psicopedagoga Leila Lopes, do Núcleo Maria da Penha, e a servidora Delcimonik Carreiro Lima, da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, compartilharam informações sobre a prevenção, combate à violência contra a mulher e como agir diante desses casos. 


O momento de diálogo ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, onde a comunidade foi convidada pela equipe do centro para participarem da roda de conversa.


Notícias Relacionadas