Projeto Uma parceria Rumo à Paz do MPTO promove ação com moradoras idosas do Taquari, em Palmas
O Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, na sexta-feira, dia 3, uma roda de conversa com a comunidade do setor Taquari, a fim de discutir a questão da violência doméstica. A atividade faz parte do projeto "Uma parceria Rumo à Paz", que visa ampliar as ações de prevenção da violência doméstica.
Durante a roda de conversa voltada para pessoas idosas, foram abordados diversos temas, incluindo a história de Maria da Penha, uma mulher que se tornou símbolo na luta contra a violência doméstica. Além disso, foram compartilhados conceitos sobre violência doméstica, com destaque para a violência patrimonial contra idosos.
Os participantes também receberam orientações sobre a legislação vigente e os serviços oferecidos pelos órgãos que compõem a rede de proteção em defesa das vítimas em Palmas. Algumas mulheres presentes tiveram a oportunidade de compartilhar suas próprias experiências e relatar como conseguiram se libertar de relacionamentos abusivos.
A psicopedagoga Leila Lopes, do Núcleo Maria da Penha, e a servidora Delcimonik Carreiro Lima, da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, compartilharam informações sobre a prevenção, combate à violência contra a mulher e como agir diante desses casos.
O momento de diálogo ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, onde a comunidade foi convidada pela equipe do centro para participarem da roda de conversa.
Notícias Relacionadas
Após ação do MPTO, Justiça determina que Unitins prorrogue inscrições e inclua cotas para quilombolas no vestibular
Em Palmas e Porto Nacional, MPTO identifica irregularidades em instituições de acolhimento para idosos
MPTO recomenda que Unitins inclua reserva para quilombolas em Vestibular Unificado
Possíveis irregularidades em aplicação de Lei de Cotas Raciais em concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins são investigadas pelo MPTO
Projeto Paternidade Ativa, do MPTO, tem sua primeira edição em escola de Palmas
Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO