Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Direitos da pessoa com deficiência para uma educação inclusiva são abordados em palestra ministrada por promotor de Justiça

Atualizado em 02/04/2024 15:03

O promotor de Justiça Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva ministrou, nesta segunda-feira, 01, a palestra “Legislação e Cenários: implementação dos direitos da pessoa com deficiência para a educação especial e inclusiva”, durante o I Colóquio do projeto de extensão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína.


Em sua fala, Pedro Jainer Passos abordou principalmente as leis que estabelecem o direito à educação das pessoas com deficiência, ressaltando a necessidade da formação adequada dos profissionais da área, bem como de investimentos em  acessibilidade nas escolas.


O evento foi destinado a professores, estudantes, pais de alunos e demais públicos interessados na temática. O Colóquio é uma ação do Projeto de Extensão "Visibilidade e Melhores Práticas na Formação para a Educação Especial e Inclusiva- VPEI/UFNT", que tem o objetivo de disseminar o debate sobre o direito de todos à educação e, em especial, das pessoas com deficiência. A finalidade é garantir um espaço de diálogo aberto na busca do acesso, participação, permanência e habilidades necessárias ao ensino e aprendizagem.


Pedro Jainer é titular da 14ª Promotoria de Justiça de Araguaína, com atuação na tutela de idosos e das pessoas com deficiência. É mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Norte do Tocantins e pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense.


(Erlene Miranda - Ascom MPTO)