Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ministério Público participa de reunião sobre processo transexualizador do SUS

Atualizado em 11/09/2023 21:30

O Ministério Público marcou presença, na manhã desta segunda-feira, 11, em uma reunião realizada na Secretaria de Estado da Saúde que discutiu o processo transexualizador do SUS, no Tocantins.


Participaram do encontro gestores da saúde estadual, das secretarias municipais de Saúde de Palmas e Araguaína, da Defensoria Pública do Estado e da Associação das Travestis e Transexuais do Estado (Atrato).


O MP foi representado pela promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE).


No encontro, o MPTO requereu que seja apresentada uma “linha de cuidado local” desse público, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que é quem define as políticas públicas relacionadas ao tema.


O processo transexualizador, realizado pelo SUS, garante o atendimento integral de saúde a pessoas transexuais, incluindo acolhimento, uso do nome social, hormonioterapia e cirurgia de adequação do corpo biológico à identidade de gênero e social. (Texto: João Pedrini/MPTO)