MPTO participa de reunião com rede de proteção à mulher para discutir operacionalização do Botão do Pânico
A coordenadora do Núcleo Maria da Penha do MPTO, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, participou, neste segunda-feira, 23, de uma reunião com integrantes da rede de proteção à mulher, ocorrida no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar, em que foram discutidas questões operacionais relativas ao funcionamento do Botão do Pânico.
Com o aplicativo do Botão do Pânico em seu celular, as mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva podem acionar a Patrulha Maria da Penha de forma ágil, caso precisem de socorro policial.
Na reunião, foram discutidos aspectos como a abrangência deste atendimento em nível estadual e detalhes sobre a comunicação à PM das medidas protetivas em vigência, entre outros assuntos. Também foi tratada a formalização de um acordo de cooperação entre os órgãos e instituições da rede de proteção para o atendimento às chamadas destas vítimas.
Na ocasião, Isabelle Figueiredo avaliou que a Patrulha Maria da Penha realiza um trabalho de qualidade reconhecida, visitando, acompanhando e estabelecendo comunicação com cada mulher, desde o momento em que são expedidas suas respectivas medidas protetivas. Nesse sentido, a coordenadora considerou que o Botão do Pânico complementa e amplia essa proteção às vítimas de violência doméstica.
Além de integrantes da Polícia Militar, participaram da reunião integrantes da Defensoria Pública, Polícia Civil, Guarda Metropolitana e Secretaria Municipal de Saúde.
Notícias Relacionadas

Buscando a proteção da mulher, Ministério Público do Tocantins recomenda uso de Auto de Constatação Provisória de Lesões em casos de violência doméstica

Núcleo de Gênero do MPTO capacita servidores do Turismo sobre como agir em casos de violência contra a mulher

Núcleo de Gênero do MPTO realiza ação educativa em escola estadual

Voltado ao enfrentamento da violência de gênero, MPTO promove palestras para jovens de Palmas

Em audiência na Aleto, MPTO defende união de esforços e cobra ações concretas no combate ao feminicídio

Combate à violência contra a mulher: MPTO participa da abertura do projeto Por Todas as Marias