MPTO participa de reunião do comitê gestor estadual da estratégia Busca Ativa Escolar
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou, nesta quinta-feira, 02, de reunião online do comitê gestor estadual que trata da implementação da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) de crianças e adolescentes que estão fora da escola.
O promotor de Justiça Benedicto de Oliveira Guedes Neto, titular da 10ª Promotoria de Justiça da Capital, compõe o comitê gestor estadual que tem, dentre suas atribuições, apoiar a implementação da Busca Ativa Escolar no Estado, propor medidas para criar ou reorientar políticas que garantam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola, além de ter um caráter intersetorial, envolvendo a participação de representantes de secretarias e órgãos de governo e de controle de políticas públicas e organizações da sociedade civil.
O principal objetivo da estratégia BAE – desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – é identificar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola, problema que se agravou com a pandemia da Covid-19.
Durante o encontro desta quinta-feira, foram apresentados dados gerais da estratégia em 100 municípios tocantinenses analisados. Ao todo, foram contabilizados 985 casos de crianças e adolescentes fora da escola. Dentre os principais motivos alegados para a evasão escolar estão o desinteresse do estudante (121 casos) e mudança de domicílio (265).
(João Lino Cavalcante / Ascom MPTO)