Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

PGJ prestigia abertura do 1º Congresso Estadual sobre Drogas

Atualizado em 25/08/2011 17:46

Alayla Milhomem



“Um mundo melhor é um mundo sem drogas”, dessa forma o Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, iniciou seu discurso, na noite desta quarta-feira, 24, durante a abertura do 1º Congresso Estadual sobre Drogas, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado.


Na ocasião, Clenan Renaut enfatizou a importância da família no combate ao uso das drogas. “Vemos todos os dias nossas crianças e jovens sendo consumidos por esse mal, e a única forma de combater as drogas efetivamente é com o apoio da família, com a construção de um lar sólido”, ressaltou.


A Lei nº 11.343/06, que Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, foi alvo de críticas do PGJ. Ele afirmou que a lei proporcionou um crescimento de 118% no tráfico de drogas. “A lei prevê penas pequenas para traficantes, além de tratar os usuários como traficantes. Nessa situação os usuários deveriam ser tratados como doentes, é preciso que a Justiça faça uma reflexão em relação às penas para esses casos”, destacou Clenan.


Ao final do evento, o PGJ destacou que os poderes públicos devem estar atentos às campanhas que têm como tema o combate às drogas. “Temos que encampar todas as campanhas com a expectativa de contribuir com as políticas de combate ao tráfico de entorpecentes. Que este Congresso seja um marco e que daqui saiam políticas públicas que possam contribuir para o combate às drogas”, disse o Procurador Geral.


Congresso
O 1º Congresso Estadual sobre Drogas acontece durante três dias e tem uma extensa programação. As atividades são direcionadas a educadores, dependentes e ex-dependentes químicos, estudantes, profissionais da saúde, dentre outros.

O evento termina no dia 26, oportunidade em que os participantes poderão conferir a palestra da Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Beatriz Regina de Mello.



Solenidade
Durante a solenidade de abertura do Congresso, o coral de crianças do Colégio Princípio da Sabedoria entoou canções que retratam problemas sociais, de composição dos próprios alunos e professores da Instituição. “Eu Quero um Mundo Melhor”, “Pare e Pense” e “Fazendo a Paz” foram alguns dos temas.


Os presentes puderam conferir também a palestra do Subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, Cloves Eduardo Benevides, que falou sobre “A importância da Transversalidade para a Construção das Políticas contra o Álcool e outras Drogas”.