Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Procuradora de Justiça ministra palestra no município de Almas sobre violência contra a mulher

Atualizado em 11/10/2016 00:00


João Lino Cavalcante


Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas no Centro de Eventos do município de Almas na manhã desta segunda-feira, 10/10/2016, para participar de uma palestra com a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, sobre a Lei Maria da Penha. O evento fez parte das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Violência Doméstica.


Durante sua explanação, Vera Nilva fez um histórico sobre o combate à Violência contra a Mulher. Destacou momentos históricos como a primeira vez em que esse termo foi utilizado no Brasil, em 1960, e ressaltou que apenas na Constituição de 1988 a igualdade de direitos e obrigações foi contemplada.


A procuradora ainda falou da criação do Conselho Estadual de Direitos da Mulher e de sua atuação frente ao órgão, bem como da implantação, em maio de 2008, do primeiro Centro de Apoio Operacional da mulher no Brasil, criado no Ministério Público do Tocantins.


“Num ambiente onde há violência contra a mulher, todos padecem. A sociedade e os órgãos e entidades que atuam no combate à violência doméstica e familiar precisam mostrar, como consta no lema da campanha, que ‘a Lei é mais forte’.” comentou a Procuradora de Justiça.


Além de mulheres, o público também contou com a participação de crianças e homens.


Educação

Após o evento, a Procuradora de Justiça reuniu-se com o Prefeito do município, Leonardo Cintra, para tratar da priorização, nos currículos escolares, da questão da violência doméstica e familiar contra a Mulher. Também participaram da reunião representantes da Secretaria da Educação e diretores de escolas. “Um dos caminhos para mudar a cultura da violência é ensinar às crianças, nas escolas, sobre a igualdade de gênero”, comentou Vera Nilva.

Acesso Rápido