Direitos Humanos
calendar_month
13/11/2025

MPTO participa de reunião da Rede Interinstitucional de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua

Promover cidadania e romper ciclos de exclusão. Esse foi o foco da reunião da Rede Interinstitucional e Interdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua, realizada nessa terça-feira, 11, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, com a participação do Ministério Público do Tocantins (MPTO).



O encontro reuniu representantes de diferentes órgãos públicos e instituições parceiras no Gabinete da Reitoria da UFT, em um diálogo voltado a ampliar e integrar as ações de proteção social. A Rede é fruto do projeto de extensão “Incubadora Social da UFT – Emancipação e Participação”, coordenado pela reitora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, que busca fortalecer políticas públicas e iniciativas de inclusão voltadas à população em situação de rua no Tocantins.



Representando o MPTO, o promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira ressaltou que o enfrentamento da exclusão social depende da soma de esforços entre instituições e sociedade civil.



“A empregabilidade é uma das chaves para mudar a realidade de quem vive em vulnerabilidade. Quando essas pessoas têm a chance de trabalhar e gerar o próprio sustento, elas recuperam a autoestima e a esperança. São oportunidades reais que devolvem dignidade e sentido à vida”, destacou.



Além de alinhar metas e reforçar compromissos, o encontro também serviu para acolher novos integrantes e ampliar o diálogo interinstitucional e interdisciplinar que sustenta a Rede.



Durante a reunião, também foram  apresentados os informes institucionais, o novo plano de ação da Rede e as estratégias para impulsionar a implementação das políticas públicas de assistência social, com base em documento assinado recentemente entre o governo do Tocantins e o governo federal.



Texto: Lidiane Moreira/Dicom MPTO


Notícias Relacionadas