Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Ananás, realizou, nessa quinta-feira, 09, reunião com os Conselhos Tutelares da Comarca para discutir os principais desafios e necessidades enfrentados pelos órgãos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Foram abordados temas, como a estrutura física e de funcionamento dos Conselhos, a articulação entre os órgãos da rede de apoio e a definição de estratégias para aprimorar a atuação conjunta nas demandas da infância e juventude.
Conforme o promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, a reunião teve como foco principal o acompanhamento dos termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados com o município para a reestruturação do Conselho Tutelar de Ananás, que já se encontram em fase de execução.
“Também discutimos a rede de apoio à criança e ao adolescente, a atuação da Ouvidoria, do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social -, e a ausência de serviços especializados no município, de forma a traçar um plano de atuação efetivo para o fortalecimento da proteção da infância e juventude”, detalhou o promotor.
A iniciativa integra as ações permanentes do MPTO voltadas à articulação e ao fortalecimento da rede de proteção para assegurar que o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente funcione de maneira integrada e eficiente.
(por Lidiane Moreira/Dicom MPTO)
Notícias Relacionadas
						Após atuação do MPTO, Justiça determina que município de Talismã implante atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
						Seminário “Acolher Tocantins” fortalece o serviço de acolhimento familiar e reúne representantes municipais em Porto Nacional
						Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos
						Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção
						Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi
						Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância