Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) marcou presença em Dianópolis neste sábado, 20, com a realização do evento "TCE de Olho no Futuro - Aliança pela Primeira Infância". A iniciativa, que visa garantir a proteção e o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, reuniu diversas instituições em uma caravana que percorre o estado, oferecendo serviços essenciais à população.
A edição de Dianópolis contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e do coordenador das Promotorias de Justiça de Dianópolis e promotor de Justiça, Eduardo Guimarães Vieira Ferro, que acompanharam de perto as ações e o atendimento à comunidade. Durante o evento, o MPTO disponibilizou os importantes serviços do Projeto Minicidadão e da Ouvidoria, ambos com foco na promoção da cidadania e na defesa dos direitos da criança.
802 atendimentos em 2025 e 89 em Dianópolis
O Projeto Minicidadão facilitou a emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças de 0 a 12 anos. Em Dianópolis, a iniciativa atendeu 89 minicidadãos, garantindo a eles o acesso a um documento fundamental para o exercício da cidadania. Considerando todas as edições do "TCE de Olho no Futuro" realizadas em 2025 até o momento, o Projeto Minicidadão já beneficiou um total de 802 pessoas.
Ouvidoria
A equipe da Ouvidoria do MPTO esteve à disposição para receber manifestações e denúncias sobre desrespeito aos direitos básicos do cidadão e aos interesses da sociedade, com foco especial na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Todos os casos foram registrados e devidamente encaminhados para as providências cabíveis, reforçando o papel do MPTO como guardião da sociedade.
A caravana do programa "TCE de Olho no Futuro - Aliança pela Primeira Infância" continuará percorrendo o Tocantins, levando mais serviços e oportunidades à população. A próxima edição do evento será em Gurupi, dia 27.
Notícias Relacionadas

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO

MPTO e parceiros se unem em seminário para fortalecer acolhimento familiar no Tocantins

Em evento do Selo Unicef, MPTO orienta gestores a priorizar a infância no orçamento

Expansão do acolhimento familiar é tema de evento do MPTO em Araguaína

MPTO reforça compromisso com a primeira infância em encontro regional do TCE em Miracema

MPTO e parceiros percorrem o Tocantins a partir do dia 30 com ações voltadas à Primeira Infância