Implantação de ala psiquiátrica em Gurupi volta a ser cobrada pelo Ministério Público
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, protocolou nesta terça-feira, 16, um novo pedido de cumprimento de sentença para que seja implantada a ala de saúde mental no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e, na hipótese de não haver espaço, no Hospital Geral de Gurupi. A ação, conduzida pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, tramita desde 2016 e busca efetivar decisão judicial que determinou a criação de leitos psiquiátricos na unidade hospitalar.
Na petição, o MPTO relembra que já foram feitos diversos requerimentos ao longo dos anos e reforça a necessidade de cumprimento integral da medida. O documento também registra que a Secretaria de Estado da Saúde informou já ter elaborado e validado o projeto arquitetônico para a ala, prevendo a instalação de 10 leitos, incluindo um de isolamento, além de espaços de apoio, com prazo estimado de 90 dias para execução. O atraso, segundo a secretaria, estaria relacionado a mudanças administrativas na Superintendência de Unidades Próprias.
Além disso, o promotor de Justiça solicitou a aplicação de multa pessoal aos gestores responsáveis em caso de novo descumprimento da decisão judicial.
Desde 2016, o Ministério Público tem reiterado a cobrança pela implantação da ala psiquiátrica em Gurupi, ressaltando a urgência da medida para ampliar o atendimento em saúde mental. “A criação desses leitos é fundamental para atender a uma demanda antiga da população e assegurar tratamento digno e adequado às pessoas que precisam de cuidados especializados na região sul do Estado”, destacou o promotor Marcelo Lima Nunes.
Notícias Relacionadas

Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas

Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Legislação

MPTO participa de reunião online do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

MPE sedia III Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Comissão Temática 2: de Impactos à Saúde, ao Meio ambiente e de Alternativas Sustentáveis (agroecologia e produção orgânica)