Com foco na educação, MPTO reúne municípios em Guaraí na 2ª audiência pública do projeto Janela para o Futuro
Com apenas 38% das crianças de zero a 3 anos atendidas em creches e índices de aprendizagem no vermelho, principalmente no 9º ano, os municípios que compõem a comarca de Guaraí enfrentam grandes desafios no Ensino Fundamental. Foi diante desse cenário que o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, nesta sexta-feira, 12, na sede das Promotorias de Guaraí, a 2ª audiência pública do projeto Janela para o Futuro, reunindo também representantes de Presidente Kennedy, Tabocão e Tupiratins.
Além de debater os dados levantados pela Promotoria de Justiça Regional da Educação (10ª Promotoria de Justiça da Capital), o encontro foi marcado pela assinatura de um Termo de Compromisso pela Educação, que estabelece metas e responsabilidades para prefeituras, Secretarias de Educação, câmaras municipais e conselhos locais.
No documento os gestores firmam compromisso para adotar medidas de gestão administrativa, pedagógica e financeira, com foco em ampliar o acesso a creches, combater a evasão escolar, melhorar o desempenho na aprendizagem e dar mais transparência à aplicação dos recursos do Fundeb e do ICMS Educacional.
Termo de compromisso
O promotor de Justiça Fernando Sena, titular da 2ª Promotoria de Guaraí, destacou que a iniciativa vai além de apontar problemas. “Nosso objetivo não é buscar culpados, mas construir soluções coletivas. A educação deve ser prioridade absoluta, porque, quando ela melhora, toda a sociedade cresce junto”.
A técnica ministerial da 10ª Promotoria e também educadora, Adelaide Franco, reforçou que o foco está na efetividade dos investimentos: “Não basta aplicar recursos. É preciso garantir que eles se traduzam em aprendizado e desenvolvimento social e econômico para os municípios”.
Representantes locais também ressaltaram a importância do projeto. O conselheiro tutelar Antônio Valdeci afirmou que os dados apresentados funcionam como um norte para a atuação do órgão, enquanto o professor Gilcley Batista, do Instituto Piratinho, avaliou que o levantamento ajuda a comunidade escolar a compreender melhor os desafios e planejar ações mais eficazes.
Com o projeto “Janela para o Futuro”, o MPTO pretende fortalecer o diálogo regional sobre os desafios da educação pública, assegurar maior transparência na gestão e estimular a participação social como ferramenta essencial para melhorar a qualidade do ensino no Tocantins.
A próxima audiência pública acontecerá em Gurupi, no próximo dia 26, com os gestores dos municípios de Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Alvorada e Talismã.
(Texto por Daianne Fernandes - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas

MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro

Audiência pública discutirá preservação da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão

MPTO participa de audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Audiência pública promovida pelo Ministério Público do Tocantins reúne sugestões sobre políticas de bem-estar animal

Ministério Público do Tocantins realiza audiência, em Palmas, para debater políticas públicas em prol dos animais

MPTO marca nova data para audiência pública que vai apresentar propostas de revitalização da avenida Tocantins