MPTO participa de audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana na capital, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou nesta sexta-feira, 5, da 2ª audiência pública, promovida pelo Município de Palmas com vistas à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob).
Representaram o MPTO, no evento, a promotora de Justiça Kátia Gallieta e o promotor de Justiça Rodrigo Grisi Nunes, que atuam nas áreas da defesa da ordem urbanística e do consumidor, respectivamente.
No encontro, foi apresentado o diagnóstico da situação de mobilidade urbana na capital, que destacou a necessidade de melhorar as condições das calçadas, criar ciclovias e facilitar as travessias, com uso de semáforos e faixas elevadas.
O transporte público também foi outro assunto discutido. Para os especialistas, é necessário modernizar a frota, promover ações de valorização dos condutores e atendentes, estabelecer rotas exclusivas e realizar melhorias nos pontos de ônibus e estações.
Em relação ao tráfego de veículos, a sinalização e a instalação de semáforos foram citadas como ações indispensáveis à segurança no trânsito, com a finalidade de reduzir lesões e mortes.
A próxima fase da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) será a construção de prognóstico, que visa discutir sobre quais resultados serão gerados, caso não sejam tomadas atitudes para sanar os problemas de mobilidade urbana existentes no Município. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Notícias Relacionadas
MPTO pede prazo para avaliar propostas, e nova audiência sobre APA Ilha do Bananal/Cantão é agendada para início de setembro
Audiência pública discutirá preservação da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão
Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras
Audiência pública promovida pelo Ministério Público do Tocantins reúne sugestões sobre políticas de bem-estar animal
Ministério Público do Tocantins realiza audiência, em Palmas, para debater políticas públicas em prol dos animais