MPTO reforça compromisso com a primeira infância em encontro regional do TCE em Miracema
Em Miracema do Tocantins, os aviões de papel voaram alto das mãos de autoridades, entre elas o procurador-geral de Justiça do Tocantins, Abel Andrade Leal Júnior. Cada avião lançado representa a imaginação e os desejos das crianças, enquanto as mãos que os conduzem reafirmam o compromisso de transformar esses sonhos em oportunidades concretas.
O gesto marcou a abertura do primeiro encontro regional do programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, realizado no Colégio Tocantins, em Miracema, no último sábado, 30. O Ministério Público do Tocantins (MPTO) é parceiro da iniciativa.
“Que orgulho fazer parte desse projeto. Estamos todos aqui para oferecermos ao cidadão serviços essenciais; e o que mais me deixa feliz é pensar que o que a gente faz agora pelas nossas crianças e adolescentes vai gerar resultados espetaculares daqui a 10, 15 anos. Por isso, agradeço a oportunidade de fazer parte disso e colocar a nossa instituição à disposição para que esse projeto alcance voos ainda mais altos”, disse.
Minicidadão e Ouvidoria
Um dos atendimentos oferecidos pelo MPTO foi o registro para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças de 0 a 12 anos, por meio do projeto Minicidadão. Em Miracema, mais de 60 famílias foram atendidas. Para elas, o acesso facilitado ao documento representa não apenas a formalização da identidade, mas também a porta de entrada para direitos básicos.
Foi o caso de Udina Jéssica Alves de Araújo, que aproveitou a oportunidade para fazer a CIN dos dois filhos. “Na maioria das vezes, as pessoas não têm condição de pagar. Aqui foi de graça, perto de casa, e facilitou muito a minha vida e de quem precisava”, disse.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocid), promotora de Justiça Cynthia Assis, também esteve presente em Miracema e falou que o MPTO já tinha a proposta de interiorizar as ações do projeto Minicidadão, e a ação do TCE só acelerou esse movimento. “Com as parcerias, conseguiremos alcançar os mais necessitados, aqueles que estão mais distantes, garantindo não apenas documentos, mas também dignidade e cidadania”, frisou.
A Ouvidoria do MPTO também esteve presente na ação, orientando a população sobre os serviços do MPTO e recebendo denúncias.
Educação em foco
Na programação do evento, a analista ministerial Elaine Aires apresentou palestra sobre os resultados educacionais no Tocantins, trazendo dados preocupantes sobre alfabetização. Segundo ela, nos últimos 10 anos, a educação no Tocantins cresceu cerca de 22%, mas ainda continua com muitas carências.
Para ela, a escola pública teve um crescimento que não repercutiu na aprendizagem. O que pode ser comprovado pelo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saebe), que aponta que no Tocantins, menos de 40% dos estudantes alcançaram um nível de alfabetização adequada. "O direito da criança só está minimamente garantido se ela efetivamente aprender”, destacou.
Serviços para a comunidade
O encontro regional ofereceu mais de 20 serviços gratuitos, incluindo consultas médicas e jurídicas, vacinação, exames preventivos, emissão de documentos, oficinas de robótica, balcão de empregos, corte de cabelo e design de sobrancelhas. Também foram realizadas audiências de conciliação em processos da área da família, além do sorteio de ventiladores e da distribuição de lâmpadas de LED para famílias de baixa renda.
Próximos encontros
A caravana institucional coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) seguirá até outubro, percorrendo seis municípios-polo com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância:
- Guaraí (13/09).
- Dianópolis (20/09).
- Gurupi (27/09).
- Araguatins (04/10).
- Araguaína (18/10).
Além do MPTO e TCE/TO, participam da iniciativa 16 instituições parceiras, entre elas o governo do Tocantins, TJTO, DPE, Seduc, SES, Seciju, Setas, PM, SSP, CGU, Unicef, FIETO, Energisa, BRK, Hospital de Amor e ATM.
(Texto por Daianne fernandes - Ascom mPTO)
Notícias Relacionadas

Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca

Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos

Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção

Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi

Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO