Combate à violência contra a mulher: MPTO participa da abertura do projeto Por Todas as Marias
Em um gesto de fortalecimento ao combate à violência de gênero, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou da abertura oficial do projeto Por Todas as Marias – edição 2025, na manhã desta terça-feira, 12, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) do MPTO e promotora de Justiça, Cynthia Assis de Paula, representou o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, no evento.
O evento de lançamento teve como destaque palestra ministrada pela modelo, atriz, empresária e ativista social Luiza Brunet. Ela abordou temas, como os direitos das mulheres, o enfrentamento da violência doméstica e a autonomia financeira e emocional como ferramentas de libertação.
Idealizado pelo governo do Tocantins, o projeto Por Todas as Marias busca promover a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher por meio da educação. A iniciativa leva palestras e ações formativas a todo o estado, com foco em temas, como respeito, igualdade de gênero, prevenção de abusos e fortalecimento da autonomia feminina.
Para a promotora, a iniciativa é uma ação relevante na construção de uma cultura de paz. "A presença do Ministério Público do Tocantins neste evento reforça nosso entendimento de que o enfrentamento da violência contra a mulher exige uma atuação em duas frentes, que são igualmente importantes: a da conscientização e a da responsabilização", comentou. Para ela, o projeto é uma ação relevante de prevenção, que educa e forma cidadãos mais conscientes.
Notícias Relacionadas
NÚCLEO DE GÊNERO – NUGEN

MPTO capacita Patrulha Mulher Segura de Palmas sobre combate à violência de gênero

Buscando a proteção da mulher, Ministério Público do Tocantins recomenda uso de Auto de Constatação Provisória de Lesões em casos de violência doméstica

Núcleo de Gênero do MPTO capacita servidores do Turismo sobre como agir em casos de violência contra a mulher

Núcleo de Gênero do MPTO realiza ação educativa em escola estadual