Em Colinas do Tocantins, MPTO promove treinamento voltado a conselheiros tutelares
Por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu formação continuada para conselheiros tutelares do município e das cidades de Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Couto Magalhães, Juarina e Palmeirante. A atividade foi realizada na terça-feira, 10, em laboratório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Colinas.
Proposta pelo promotor de Justiça Matheus Adolfo dos Santos da Silva, a formação contou com apresentações do servidor Marcos Queiroz. O palestrante possui atuação no apoio técnico a temas relacionados à infância e à juventude com profissionais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.
Durante a formação, foram abordadas questões essenciais à atuação dos Conselhos Tutelares, como uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência — Módulo Conselho Tutelar (Sipia-CT), acolhimento familiar, entrega legal de crianças à adoção, atribuições de conselheiros, atuação da rede de proteção e aspectos da legislação vigente. “Buscamos oportunizar o fortalecimento das ações de garantia de direitos infantojuvenis no território de abrangência da comarca”, explica o promotor Matheus Adolfo.
O membro do MPTO também lembra que procedimentos administrativos foram instaurados nas seis cidades que compõem a Comarca de Colinas do Tocantins. O objetivo é acompanhar e fiscalizar a adoção de medidas voltadas à reestruturação e ao regular funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Texto: Francisco Shimada - Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas

Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca

Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos

Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção

Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi

Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO