Infância e Juventude
calendar_month
09/05/2025

MPTO apoia adesão de municípios à 5ª edição do Selo Unicef na Amazônia Legal

O procurador-geral de Justiça do Tocantins, Abel Andrade Leal Júnior, recebeu a chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os estados do Tocantins, do Amapá, de Mato Grosso e do Pará, Mariana Rocha. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público (MPTO), em Palmas, na quinta-feira, 8. Nesta sexta, 9, os dois se encontraram novamente para reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) com o objetivo de tratar de temas relacionados à infância e à juventude.


Na sede do MPTO, o apoio da instituição ao 5º Selo Unicef na Amazônia Legal foi o principal tema da visita institucional. O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije/MPTO), promotor Sidney Fiori, a assessora de Comunicação do Unicef para a Amazônia Legal, Ida Pietricovsky de Oliveira, e a articuladora do Selo Unicef do Instituto Peabiru, Edilene Borges Marinho, também participaram da reunião.


“Com certeza, iremos mobilizar integrantes do MPTO nesta causa. Estaremos juntos para que todos os municípios façam adesão ao Selo Unicef e cumpram as metas estabelecidas na realização de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes”, destacou Abel Andrade. “Ficamos felizes em contar com a experiência e o apoio do Ministério Público neste processo de sensibilização junto a todos os municípios do Tocantins”, agradeceu Mariana Rocha.


Durante a reunião, também foram abordadas questões sobre o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; os trabalhos realizados pelo Ministério Público e pela Organização das Nações Unidas (ONU) em prol da infância e juventude; e a necessidade formação profissional integrada a pessoas com atuação na temática infantojuvenil. O MPTO e o Unicef mantêm dois convênios de cooperação que inspiram iniciativas, a exemplo do “MP na Vacina”, programa voltado à atualização vacinal de crianças e adolescentes no Tocantins. 


Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO

Notícias Relacionadas