Ministério Público e conselhos tutelares da região sudeste do Estado alinham ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes
Alinhar iniciativas para alcançar as metas estabelecidas pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), órgão técnico do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Esse foi o objetivo de quatro reuniões coordenadas pelo promotor de Justiça Gustavo Schult Júnior, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Arraias, durante o mês de fevereiro, com conselheiros tutelares das cidades de Arraias, Combinado, Conceição do Tocantins e Novo Alegre.
As reuniões abordaram o cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto; a qualidade da infraestrutura existente para a realização do trabalho de conselheiros, incluindo sedes dos conselhos e veículos próprios; e o horário de funcionamento das unidades.
Outros pontos trataram da atenção à primeira infância; da estruturação do serviço de acolhimento em família acolhedora; e do atendimento em casos específicos em cada cidade. A formação das equipes dos conselhos, bem como o eficaz uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) e a execução do protocolo sobre gestão de documentos no atendimento a vítimas de violência, também foram debatidos.
Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO
Notícias Relacionadas

Entrega voluntária de crianças para adoção é tema de encontro promovido pelo MPTO

Em reunião com conselheiros tutelares da comarca de Porto Nacional, MPTO orienta sobre atribuições legais e rede de proteção

MPTO promove debate sobre atuação integrada na proteção de crianças e adolescentes em Araguatins

Gestores municipais e conselheiros tutelares participam de formação voltada à proteção de crianças e adolescentes

Arraias sedia encontro Diálogos em Rede, do MPTO, para fortalecer proteção à infância e adolescência

Ministério Público promove Diálogo em Rede em Araguaína para fortalecer proteção à infância e adolescência