Direitos Humanos
calendar_month
17/02/2025

Apoio à diversidade religiosa é tema de reunião com presença do MPTO

A inclusão de homenagens a Yemanjá nos calendários de eventos de Palmas e do Tocantins foi tema de reunião realizada no Ministério Público Federal (MPF), na tarde de 13 de fevereiro. Antes desse encontro, pela manhã, o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, recebeu os babalorixás William Vieira e Wellington Silva dos Santos na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO) para uma conversa. 


No MPF, o chefe do Gabinete do Procurador-Geral, promotor Juan Rodrigo Carneiro Aguirre, participou da reunião mediada pelo procurador da República Álvaro Manzano, interinamente responsável pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. Também participaram representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), do Legislativo e do Executivo estadual e municipal, além dos representantes das religiões afro-brasileiras.


O objetivo da reunião foi averiguar o apoio das instituições públicas à realização do 2º Festejo de Yemanjá, agendado para 23 de fevereiro, na Orla da Graciosa, em Palmas. Nesse sentido, o promotor Juan Aguirre falou sobre a atuação do Ministério Público. “Destacamos que não houve negativa, por parte do poder público, em conceder suporte à festividade, e isso é bem recebido por todos. A nossa preocupação era com algo nesse sentido, o que pediria a atuação dos órgãos de controle”, explicou.


Ao final da reunião, os babalorixás William Vieira e Wellington Silva dos Santos foram orientados a apresentar um requerimento à Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, para inclusão da Festividade de Yemanjá na Agenda Cultural; e outro, durante audiência pública a ser realizada pela Câmara Municipal de Palmas, para inclusão no Calendário de Eventos da cidade. A Defensoria Pública e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins contribuirão para a elaboração desses documentos.


Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO

Notícias Relacionadas