MPTO e Nupav debatem ações no combate à violência contra a mulher
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) sediou nesta quinta-feira, 9, a reunião ordinária do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) - Rede Proteção à Mulher em Situação de Violência. O encontro, que contou com a participação de representantes de diversos órgãos e entidades, teve como objetivo discutir e traçar estratégias para o enfrentamento da violência contra a mulher no estado.
Representando o MPTO, a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Munique Teixeira Vaz, e os promotores de Justiça Konrad Wimmer e Roberto Freitas Garcia apresentaram as ações da instituição na área, com destaque para os projetos “Anjos da Guarda” e "Uma Parceria Rumo à Paz", que terão suas ações intensificadas na região sul de Palmas.
Durante a reunião, os participantes também abordaram a necessidade de reforçar as campanhas de conscientização sobre a violência contra a mulher, com foco no público masculino. Além disso, foi discutida a importância de garantir o atendimento adequado às mulheres transgênero vítimas de violência, bem como de mobilizar recursos para a promoção de campanhas de conscientização da população.
Nupav
O Nupav é um grupo de trabalho intersetorial que reúne representantes de órgãos governamentais e não governamentais com o objetivo de prevenir e combater a violência contra a mulher. O núcleo atua na promoção da saúde, na prevenção e na intervenção nas violências, no fortalecimento da rede de proteção e atenção às vítimas, na definição do fluxo de atendimento e na oferta de serviços de cuidado contínuos às pessoas em situação de violência.
(Shara Alves de Oliveira/MPTO)