Ministério Público e Município de Palmas reúnem-se para tratar sobre ações voltadas à população em situação de rua
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), ciente da necessidade de atuação ativa voltada à garantia dos direitos de pessoas em situação de rua, promoveu na manhã desta terça-feira,09, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, com o objetivo de verificar a realidade dessa população.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, direcionou a reunião e esclareceu: “eu pedi essa primeira reunião para entender como está a situação dessas pessoas, em seguida solicitei à Semus um diagnóstico detalhado desse público, para que, a partir dessa análise, possamos verificar como contribuir nesse atendimento”.
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas encaminhará uma análise com dados da população em situação de rua que é atendida pelo Consultório na localizado na rua da Semus. A secretaria deverá ainda levantar quantidade de crianças, adolescentes, LGBTQIAPN+ e os pontos de apoio para essa população.
A promotora de Justiça Isabelle Figueiredo também acordou com as representantes da Semus que na próxima semana deverá ser feito um novo encontro sobre a temática, desta vez com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, com o intuito de integrar a equipe para, juntos, encontrarem soluções rápidas para essa situação.
Participaram da reunião as servidoras da Semus Pâmela Eva Teixeira, diretora de Atenção Primária; Lorena Gonçalves, coordenadora de ciclos de vida; Juliana Santos, enfermeira do consultório de rua; a psicóloga Elisa Alves e a enfermeira Evelin Santos.
Notícias Relacionadas

O Direito Humano à Alimentação Adequada e a Política de segurança alimentar em Palmas são objetos de investigação no Ministério Público do Tocantins

Hospital Dona Regina recebe visita do Ministério Público do Tocantins para avaliar atendimento a vítimas de violência sexual

MPTO faz recomendação a instituições para abordagem de população negra, indígena e de outras etnias; pessoas com deficiência; e comunidade LGBTQIAPN+

Acesso a direitos é tema de evento voltado a pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista

Recurso do Ministério Público pede suspensão de concurso da PM por violar direitos de candidatos com deficiência

Apenas metade dos municípios que preveem aluguel social executam o benefício, aponta levantamento do MPTO