Ministério Público recomenda que Município de Natividade providencie transporte para tratamento de pacientes com autismo
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou recomendação ao prefeito e ao secretário de saúde de Natividade, na segunda-feira, 4, orientando que o Município viabilize transporte individualizado para os pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que precisarem se deslocar à capital, Palmas, para tratamento e consultas.
A recomendação foi motivada por reclamações realizadas por duas mães à Promotoria de Justiça de Natividade, em datas distintas.
Elas relataram que seus filhos, dois meninos, foram diagnosticados com autismo respectivamente no nível severo e no nível 2, necessitando, portanto, de assistência avançada com equipe multidisciplinar. Um dos meninos precisa de acompanhamento cinco vezes por semana e o outro, uma vez por semana.
As mães relataram que foram até a Secretaria de Saúde em busca de transporte para o tratamento em Palmas. Apesar de apresentarem os relatórios e laudos médicos, elas não tiveram sua solicitação atendida.
Na recomendação, a promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli pontua que as crianças têm direito à assistência à saúde, bem como a políticas públicas que garantam o seu desenvolvimento.
Também orienta que o transporte para tratamento e consultas seja oferecido individualmente, uma vez que as crianças apresentam quadro de agitação intensa, dificuldades com espera em períodos prolongados e intolerância a ambientes cheios e a sons altos.
Também conforme a recomendação, o Município pode optar por viabilizar diretamente o deslocamento das crianças (com respectivos acompanhantes) ou por custear essa despesa.
Notícias Relacionadas

Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas

Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Legislação

MPTO participa de reunião online do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

MPE sedia III Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Comissão Temática 2: de Impactos à Saúde, ao Meio ambiente e de Alternativas Sustentáveis (agroecologia e produção orgânica)